Bienal Contextile de Guimarães abre com "Exposição Internacional" e memória da fábrica têxtil

| Norte
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 23 jul 2020 (Lusa) - A quinta edição da bienal Contextile, dedicada à arte têxtil contemporânea, abre hoje, em Guimarães, onde vai decorrer até 25 de outubro, numa edição dedicada ao "Território e memória".

A estreia da 'performance' "Amor e Perda -- Despertar os Lugares", pelo Psilicone Theater, na Plataforma das Artes e Criatividade, marca o primeiro dia, ao recuperar a memória da produção têxtil na região.

Concebido pelos artistas lituanos Aukse Petruliene e Darius Petrulius, o espetáculo multimédia tem personagens criadas a partir de um processo de recolha de testemunhos, na comunidade têxtil da cidade, com mediação de Paula R. Nogueira, permitindo definir uma narrativa da memória da fábrica têxtil, segundo a organização.

A inauguração oficial da Contextile tem no entanto lugar no Palácio Vila Flor, onde fica patente a "Exposição Internacional", com 58 obras de 50 artistas, oriundos de 29 países.

O Palácio Vila Flore é o ponto de partida para outros palcos da bienal, noutros espaços culturais e áreas públicas da cidade: Convento de Santo António dos Capuchos, Plataforma das Artes e Criatividade, Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitetura, Casa da Memória, Instituto de Design de Guimarães, Tanques de Couros e Fraterna.

Com um orçamento a rondar os 150 mil euros, a Bienal de Arte Têxtil Contemporânea destaca também, como maiores atrativos, a presença de artistas convidados, como Magda Sobon e Stephen Schfield, e residências artísticas, conjugadas com o trabalho educacional, através do programa "Emergências: Educação e Criação têxtil".

A programação destaca ainda "Projetos Satélite", como uma mostra de cinema ao ar livre, "Rewind & Play", quatro sessões com curadoria de Luísa Alvão com filmes que "estimulam uma reflexão a partir de um diálogo entre o território têxtil do Vale do Ave, com universos industriais têxteis de outras partes do mundo", e "Encontro Expansão", uma instalação nos tanques de Couros, e as "Textile Talks", presenciais e 'online'.

No primeiro dia serão ainda divulgados os Prémio de Aquisição e as Menções Honrosas da Contextile 2020.

JCR // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.