Autarca de Santo Tirso classifica de "absurdo" retirada de serviços do Centro Hospitalar do Médio Ave

| Norte
Porto Canal / Agências

Santo Tirso, 18 abr (Lusa) - O presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, classificou hoje de "absurda" a possível retirada de serviços e valências do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) e garantiu que "ainda não é seguro que isso venha a acontecer".

"Esta situação não era previsível, ainda que a política deste Governo na área da saúde tem sido de cortes. E vai continuar a ser após a saída da 'troika'. Ainda não é seguro que venha a acontecer isso, mas é um absurdo", referiu o autarca socialista.

Joaquim Couto reagia assim ao anunciado na Portaria n.º 82/2014, publicada em Diário da República a 10 de abril, que inclui o CHMA no Grupo I.

O CHMA presta cuidados de saúde às populações dos concelhos de Santo Tirso, Trofa e Famalicão, num total, de acordo com Joaquim Couto, que ultrapassa as 250 mil pessoas.

"Até pelo número de utentes é um absurdo. Se acontecer será a diminuição de um serviço que é uma promessa do Estado", referiu o presidente da autarquia de Santo Tirso.

Questionado sobre se pretende lavar a cabo alguma reivindicação junto do Governo, Joaquim Couto vincou que "a Câmara tem os seus canais de reivindicação e de diálogo próprios".

Na quarta-feira, em comunicado remetido à Lusa, também o conselho de administração do CHMA reagiu a esta Portaria garantindo que "tem colaborado com a tutela na elaboração de um Plano Estratégico para o período 2013/15 que salvaguarda a manutenção da atual prestação de cuidados".

"[Os constituintes do Grupo I] não exercem as valências de genética médica, farmacologia clínica, imunoalergologia, cardiologia pediátrica, cirurgia vascular, neurocirurgia, cirurgia plástica, reconstrutiva e estética, cirurgia cardiotorácica, cirurgia maxilofacial, cirurgia pediátrica, e neurorradiologia", refere a Portaria n.º 82/2014.

PYT // VC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.

Falso procurador da Póvoa de Lanhoso paga prejuízo e livra-se de processo por burla

Um antigo funcionário judicial do Tribunal da Póvoa de Lanhoso que estava acusado de burla qualificada, por se ter feito passar por procurador, acabou por não ser julgado, porque, entretanto, reparou integralmente o prejuízo causado.