Historiadora de arte Marta Mestre é a nova curadora do CIAJG de Guimarães

| Norte
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 04 set 2020 (Lusa) - A curadora Marta Mestre foi hoje anunciada como nova curadora-geral do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), de Guimarães, na conferência de imprensa de apresentação da programação dos equipamentos culturais da cidade.

Segundo Ricardo Freitas, diretor-executivo de A Oficina, que gere os equipamentos culturais de Guimarães, Marta Mestre foi escolhida entre 26 candidatos, todos com "excelentes currículos".

Marta Mestre vai substituir Nuno Faria, que esteve no cargo durante seis anos, mas que em 2019 assumiu a curadoria do Museu da Cidade, no Porto.

O processo com vista à substituição começou em janeiro, mas sofreu entretanto uma interrupção por causa da pandemia de covid-19.

Natural de Beja e atualmente a residir em Lisboa, Marta Mestre manifestou hoje a sua intenção de se mudar para Guimarães, sublinhando a importância da "proximidade" para conhecer e trabalhar com o tecido artístico local.

A nova curadora prometeu um "um programa de continuidade mas também de mudança", tendo sempre como premissa a qualidade internacional.

"O que vem aí vai continuar a trazer novidades", referiu.

Licenciada em Histo´ria da Arte pela Universidade de Lisboa, com mestrado em Cultura e Comunicac¸a~o/Museologia pela Universidade de Avignon, em França, foi curadora do Instituto Inhotim, em Minas Gerais (2016-2017), curadora-assistente do Museu de Arte Moderna, do Rio de Janeiro (2010-2015), curadora-convidada e professora da Escola de Artes Visuais Parque Lage, também no Rio de Janeiro, em 2016.

Em Portugal, entre outras atividades, foi curadora do Centro de Artes de Sines (2005-2008).

Foi distinguida no âmbito do Laborato´rio Curatorial da Bienal de Arte de Sa~o Paulo 2012, de acordo com o Portal Pipa dedicado ao setor da arte contemporânea, no Brasil.

O CIAJG, resultante da Guimarães - Capital Europeia da Cultura, em 2012, é um museu que, além do acervo do artista plástico José de Guimarães, inclui também um programa de exposições temporárias de arte contemporânea.

O nome de Marta Mestre foi anunciado na conferência de imprensa de apresentação do programa cultural, até ao final do ano, de A Oficina, a entidade responsável a entidade pelos equipamentos culturais municipais de Guimarães, entre os quais o CIAGJ.

VCP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“O Chega excede-se em alguns comentários”. O que diz a opinião pública sobre o cancelamento do partido

O Facebook restringiu algumas ações da página do partido Chega para os próximo 10 anos, uma ação que foi motivada pelo desrespeito pelos padrões de comunidade, informação confirmada por um comunicado do partido a qual o Porto Canal teve acesso.

Interrompido terceiro dia de buscas por corpo de rapaz desaparecido em Gaia

As buscas pelo rapaz de 16 anos que desapareceu na tarde de sexta-feira na praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, foram interrompidas pelas 20h14, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da capitania do Douro.

Vai nascer uma “vila dentro da cidade” de Matosinhos

Está em discussão pública um projeto imobiliário da Mota-Engil que contempla a urbanização de 27 hectares entre Perafita e Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos. O projeto de nome “OPO City” está, de acordo com o Jornal de Notícias, em discussão pública até oito de maio e contempla terrenos circunscritos a uma área composta pela Avenida Vasco Graça Moura, a Avenida Arquitecto Fernando Távora, a Rua Tir e a Estrada Nacional n.º 107.