Festival Circular de Vila do Conde com várias estreias e público na plateia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila do Conde, Porto, 03 set 2020 (Lusa) - A edição deste ano do Circular, Festival de Artes Performativas de Vila do Conde, adaptou-se às contingências da pandemia de covid-19, mas vai manter espetáculos com presença de público, apresentando várias estreias absolutas e nacionais.

Os coreógrafos Vera Mantero e Luís Guerra, Miguel Bonneville, o músico Richard Barrett, o Drumming - Grupo de Percussão e o dramaturgo José Maria Vieira Mendes são alguns dos protagonistas do festival.

O certame, que se realiza entre 19 a 26 de setembro, em vários espaços municipais de Vila do Conde, distrito do Porto, terá, segundo a organização, a lotação das salas reduzida para metade e cumprirá todas normas de segurança impostas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) aos eventos culturais.

"O Circular será dos primeiros festivais no Norte do país que, podem, de novo realizar-se. Acreditamos que o público vai aderir e com confiança. Serão seguidas todas orientações da DGS, em articulação com a autarquia, e haverá uma alternância nos espaços de apresentação", disse Paulo Vasques, que partilha a direção artística do festival com Dina Magalhães.

O responsável confessou que a programação do Circular já estava agendada antes da pandemia, e que, apesar das contingências, foi possível "manter praticamente todos os espetáculos previstos, através de um diálogo permanente com os artistas".

"A criação artística e a atividade cultural ficaram este ano muito comprometidas, mas queremos reativar esse encontro dos artistas com o público. É algo desafiante, que implicou um diálogo muito estreio para perceber se os espetáculos eram exequíveis com as novas regras", acrescentou Paulo Vasques.

O diretor garante que as apresentações desta edição do Circular "já incluem a questão do distanciamento", evitam a "aproximação do público ao palco" e estão preparadas para "se adaptarem a novas situações que possa surgir".

O festival mantém um programa nacional e internacional nas áreas da dança, música, performance, teatro, e pensamento, contando com estreias absolutas das criações dos coreógrafos Vera Mantero e Luís Guerra, de Miguel Bonneville e no concerto de Richard Barrett, Drumming Grupo de Percussão (João Dias e Miquel Bernat) e Gustavo Costa.

Ainda na área da música, destaque para a apresentação de 'synesthesia', um projeto de criação e composição audiovisual de Angélica Salvi e La Skimal, que junta harpa e vídeo eletroacústicos, e "Noviga Projekto", de Clara Saleiro e Manuel Alcaraz Clemente.

Na área do pensamento, está agendado um seminário orientado por José Maria Vieira Mendes, dirigido ao público em geral, estudantes do ensino superior, nomeadamente de áreas ligadas à dramaturgia, coreografia e outras disciplinas artísticas, programadores, gestores culturais e professores.

Está também agendado o lançamento do quarto número do Jornal Coreia, com direção do coreógrafo João dos Santos Martins.

O preço dos bilhetes para os espetáculos está fixado em cinco euros, e podem ser adquiridos nos equipamentos culturais de Vila do Conde e nas plataformas online.

O Festival Circular, que este ano tem um orçamento de 65 mil euros, conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Conde e é financiado pela Direção-Geral das Artes.

JPYG // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.