Taiwan realizou exercício informático sobre conflito China/Japão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Taipé, 18 abr (Lusa) -- As forças armadas de Taiwan realizaram uma simulação informática da participação taiwanesa num eventual conflito militar entre a China e o Japão pelo controlo das ilhas Diaoyu/Senkaku, controladas por Tóquio, mas também reclamadas por Pequim, revelou a imprensa.

Os jogos de guerra prolongaram-se por dois dias, entre terça e quarta-feira, e contaram com a participação de 400 especialistas dos três ramos das forças armadas e 20 organismos do Governo, incluindo o Conselho de Segurança Nacional, Ministério da Defesa, Guarda Costeira, Ministério do Interior, dos Negócios Estrangeiros e o Conselho de Assuntos da China continental.

O Presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, seguiu as manobras informáticas através de relatórios enviados ao seu gabinete tendo assumido o controlo do centro de comando nas últimas horas do exercício, quando Taiwan "cooperou" com os Estados Unidos sem desencadear um ataque chinês.

Na simulação, Washington pediu a Taipé para integrar a Aliança de Segurança entre o Japão e os Estados Unidos, enquanto a China advertia que a ilha ao colocar-se ao lado do Japão iria sofrer sérias consequências.

Ativados os sistemas de segurança nacional, Ma Ying-jeou "acalmou" as autoridades de Pequim e assumiu abertamente a ajuda aos Estados Unidos.

Taiwan mantém também uma reclamação de soberania sobre as Diaoyu/Senkaku, conhecidas na ilha como Diaoyutai.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.