Equipas de buscas do avião malaio não encontraram nada de relevante com submarino

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 18 abr (Lusa) -- As autoridades que coordenam as buscas pelo avião da Malaysia Airlines desaparecido a 08 de março com 239 pessoas a bordo, revelaram não terem sido encontrados objetos de "interesse" após a análise dos dados recolhidos pelo submarino Bluefin-21.

O submarino teleguiado já cumpriu quatro missões no fundo do mar e de acordo com a análise dos dados recolhidos não foram detetados quaisquer elementos relevantes nos 110 quilómetros quadrados até agora rastreados.

A recolha de dados é feita através de um sonar instalado no veículo que pode mergulhar até 4.500 metros de profundidade.

As equipas de busca procurar detetar sinais das caixas negras ou de parte da fuselagem do avião desaparecido.

Continuam, no entanto, as operações que envolvem 11 aviões militares e 12 navios que patrulham uma zona de 51.870 quilómetros quadrados divididas em três áreas a cerca de 2.170 quilómetros a noroeste de Perth.

O Boeing 777 da Malaysia Airlines descolou sob o número MH370 de Kuala Lumpur na madrugada de 08 de março rumo a Pequim, mas pouco depois da descolagem desapareceu dos radares numa ação deliberada de quem se encontrava aos comandos do aparelho que não emitiu qualquer sinal de alerta ou emergência.

Após terem sido desligados os aparelhos de identificação e localização do avião, este mudou de rota em sentido contrário tendo, segundo os especialistas que estudaram os dados recolhidos pelos sinais emitidos pelos motores, caído no oceano Índico.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.