Deputado do PSD pede a revisão das taxas hídricas no Baixo Vouga

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 19 jun (Lusa) - O deputado Bruno Coimbra, do PSD, confrontou a ministra Assunção Cristas com as elevadas taxas de recursos hídricos aplicadas no Baixo Vouga, apelando à sua reavaliação, revelou hoje o Grupo Parlamentar social-democrata.

O deputado social-democrata eleito pelo círculo de Aveiro falava na Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e do Poder Local, numa audição a Assunção Cristas, tendo apelado a uma reavaliação da situação existente.

"Há diversas queixas de agricultores do Baixo Vouga Lagunar, manifestando o seu descontentamento com os valores a pagos pelas taxas de recursos hídricos aplicadas a alguns dos seus terrenos, em particular na sua componente de ?ocupação do domínio hídrico do Estado', mais especificamente por 'ocupação do domínio hídrico marítimo'", alertou Bruno Coimbra.

Para aquele deputado, a situação é "preocupante, uma vez que compromete a confiança estabelecida entre os agricultores e o Estado, em geral, e o aproveitamento hidroagrícola do Vouga, em particular".

Bruno Coimbra sublinhou a importância da questão dado que a entrada de água salgada no interior da laguna "tem, gradual e sucessivamente, afetado todo um território de elevado potencial agrícola e ambiental".

Segundo o deputado, a situação deve ser reavaliada pelo Ministério da Agricultura, Ambiente e Ordenamento do Território, tanto mais que há casos em que existe uma sobreposição entre a taxa de Recursos Hídricos e o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), "que afeta duplamente os proprietários dessas parcelas".

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.