Morreu Nobel da Literatura Gabriel García Marquez

Morreu Nobel da Literatura Gabriel García Marquez
| Mundo
Porto Canal

O escritor colombiano e prémio Nobel da Literatura Gabriel García Marquez morreu hoje na Cidade do México aos 87 anos, noticiou a agência France Presse.

O escritor colombiano e prémio Nobel da Literatura Gabriel García Márquez morreu hoje na Cidade do México aos 87 anos, informaram fontes familiares e media locais.“Cem anos de solidão e de tristeza pela morte do maior colombiano de todos os tempos”, escreveu no Twitter o Presidente da Colômbia Juan Manuel Santos, que anunciou quase em simultâneo a morte do escritor.

García Márquez, o autor de “Cem anos de solidão”, morreu em casa, com sua mulher e os dois filhos a seu lado, informou no Twitter o apresentador da televisão Televisa, Joaquin Lopez-Doriga.

No início de abril Márquez esteve internado durante uma semana num hospital privado da Cidade do México devido a uma pneumonia, e regressou a casa a 08 de abril. De acordo com a família, encontrava-se nos últimos dias “num estado de saúde muito frágil” e com “risco de complicações”.

Instalado no México desde 1961, com períodos de estada alternados em Cartagena (Colômbia), Barcelona (Espanha) e Havana, capital de Cuba, García Márquez vivia desde há vários anos retirado da vida pública, e nas suas raras aparições não fazia qualquer declaração aos media.

O escritor foi distinguido com o Nobel da Literatura, em 1982, e não publicava desde 2010, quando foi dado à estampa "Yo no vengo a decir un discurso" ("Eu não venho dizer um discurso").

“Memória das minhas putas tristes”, editado em 2004, é assim o último livro de ficção de um autor de causas, que nunca escondeu simpatias políticas, nomeadamente pelo regime cubano de Fidel Castro.

O romance sucedeu a “Do Amor e outros demónios”, publicado dez anos antes. “Amor nos tempos do cólera”, “Crónica de uma morte anunciada”, “O general no seu labirinto” e “Ninguém escreve ao coronel” são outros títulos emblemáticos do escritor.

Biografia:

Gabriel García Márquez, de 87 anos, distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 1982, que morreu hoje na Cidade do México, não publicava desde 2010, quando foi dado à estampa "Yo no vengo a decir un discurso" ("Eu não venho dizer um discurso").

O autor de "Cem anos de solidão", que os amigos tratavam por "Gabo", tinha anunciado em 2009 que se retirava, e o livro publicado no ano seguinte, reuniu apenas material disperso das suas alocuções em público, as quais iniciava invariavelmente com a frase "Eu não venho dizer [fazer] um discurso", informou na altura a editora Mondadori.

Em 2012, o seu irmão Jaime García Marquez dava conta de que lhe tinha sido diagnosticada uma demência, que perdera a memória e que o autor de "Cem anos de solidão" não voltaria a escrever.

"Memória das minhas putas tristes", editado em 2004, é assim o último livro de ficção de um autor de causas, que nunca escondeu simpatias, nomeadamente pelo regime cubano de Fidel Castro. O romance sucedeu a "Do Amor e outros demónios", publicado dez anos antes.

"Gabo", no verão de 1975, visitou Lisboa, para ver de perto a revolução que se desenrolava, e sobre a qual escreveu três reportagens para a revista "Alternativa", por si fundada.

A um amigo, o jornalista Juan Gossaín, escreveu um postal com o Tejo em que dizia: "Lisboa é a maior aldeia do mundo. Quando chegar, conto-te desta revolução", recordou ao Diário de Notícias, o destinatário.

A sua bibliografia é de pouco mais de 30 títulos, entre romances, novelas, crónicas, material jornalístico e uma autobiografia, "Vivir para contarla" ("Viver para contar"), de 2002, tendo sido também argumentista com o seu amigo, o escritor mexicano Carlos Fuentes.

"O amor em tempos de cólera", "Notícia de um sequestro", "O outono do patriarca", "Ninguém escreve ao coronel" são alguns dos seus títulos na área de ficção, tendo García Marquez sido distinguido com vários prémios, entre os quais o Romulo Gallegos, Neustadt de Literatura e o Nobel.

O discurso que leu em Estocolmo quando recebeu o Nobel de Literatura, em 1982, "A solidão da América Latina", tornou-se um texto de referência da sua obra literária.

O escritor era apontado como um dos expoentes da denominada corrente literária "Realismo Mágico", de que o seu livro "Cem anos de Solidão" é paradigma.

Em 2010, quando editou "Yo no vengo a decir un discurso", em comunicado afirmou: "Lendo estes discursos, redescubro como mudei e fui evoluindo como escritor".

Natural de Aracataca, na Colômbia, onde nasceu no dia 06 de março de 1927, ficou a viver nesta cidade com os avós, quando os pais se mudaram para Barranquilla.

O avô era o coronel Nicolás Ricardo Márquez Mejía, um veterano da Guerra dos Mil Dias, e a sua avó, Tranquilina Iguarán. Segundo especialistas da Literatura, estes exerceram forte influência nas histórias do autor, destacando-se as personagens de "Cem anos de Solidão".

Em 1947, García Márquez mudou-se para Bogotá para estudar Direito e Ciências Políticas, curso que abandonou, mudando-se para Cartagena de las Indias e empregando-se como jornalista no colombiano El Universal.

Fez parte ainda, entre outras, das redações do El Heraldo e do El Espectador.

"La Hojarasca" foi o seu primeiro romance, publicado em 1955, já depois de casado, e de ter vivido nos Estados Unidos, onde foi espiado pela CIA, dadas as suas simpatia pelo regime de Havana.

Em 1961 publicou o segundo romance, "Ninguém escreve ao coronel", editado originalmente em português pelas Publicações Europa-América, a primeira editora do escritor em Portugal, antes da Publicações D. Quixote.

A Asa ("Relato de um náufrago") e a antiga editora livreira do semanário O Jornal, com as primeiras traduções de "A aventura de Miguel Litín, clandestino no Chile" e "Crónica de uma morte anunciada", foram outras chancelas de García Márquez em Portugal.

Desde os inícios da década de 1960 que Gabriel García Márquez vivia no México, onde, em 1994, criou, com um irmão, a Fundação do Novo Jornalismo Iberoamericano.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.