Governo continua a ponderar fatores para decidir saída do resgate – ministra das Finanças

| Política
Porto Canal

A ministra as Finanças afirmou hoje que o Governo continua a "ponderar os fatores num sentido ou noutro" e anunciará "provavelmente até ao dia 5 de maio" se pretende sair do resgate com ou sem programa cautelar.

"Relativamente à estratégia de saída, estamos, como tenho tido ocasião de dizer, ainda a ponderar os vários fatores, continuamos a fazer o nosso trabalho. Já hoje saiu mais um conjunto de indicadores económicos que são positivos, o processo de regresso aos mercados continua a seguir o caminho que estava previsto, e continuamos a assistir a uma evolução positiva", afirmou a ministra de Estado e das Finanças, em resposta à comunicação social, na conferência de imprensa sobre as conclusões do Conselho de Ministros.

"Continuamos a ter em conta e a ponderar os fatores num sentido ou noutro, e a seu tempo anunciaremos a decisão, sempre antes da data do final do programa e, como já foi até aqui referido, provavelmente até ao dia 5 de maio, que é o dia da última reunião do Eurogrupo antes da data do final do programa", acrescentou Maria Luís Albuquerque.

Por outro lado, questionada sobre uma eventual descida do IRS, a ministra de Estado e das Finanças respondeu que "aquilo que o senhor primeiro-ministro disse é o que há a dizer sobre a matéria", reiterando que o Governo PSD/CDS-PP tem essa intenção, se as circunstâncias o permitirem, mas não assume nenhum compromisso nesse sentido.

"Não há decisões tomadas sobre essa matéria. Não estamos em condições de assumir um compromisso quanto ao desagravamento fiscal. Se tivermos condições, repetindo julgo que textualmente o que o senhor primeiro-ministro disse, não é pelo facto de ser um ano de eleições que não deixaremos de iniciar um processo de redução de uma carga fiscal que todos reconhecemos que deveria ser mais baixa. Não temos condições neste momento de assumir um compromisso nesse sentido", declarou.

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.