Berlusconi "satisfeito" por fazer serviço comunitário junto dos necessitados

| Mundo
Porto Canal / Agências

Roma, 17 abr (Lusa) -- O ex-primeiro-ministro e multimilionário italiano Silvio Berlusconi declarou hoje estar satisfeito por ir cumprir o seu serviço comunitário num centro para deficientes e idosos e que fará o melhor que puder para os ajudar.

"O tribunal obrigou-me a dedicar parte do meu tempo a pessoas necessitadas. Eu até estou satisfeito, porque na minha vida sempre ajudei as pessoas", disse Berlusconi, numa conferência de imprensa em Roma para lançar a campanha do seu partido de centro-direita para as eleições europeias.

O ex-chefe do executivo italiano, de 77 anos, que foi condenado a trabalhar uma vez por semana na Fondazione Sacra Famiglia -- um centro da igreja católica para deficientes e idosos com 2.000 utentes -, sorriu e disse que o fará "de boa vontade e tentará ajudar".

Berlusconi foi condenado a um ano de serviço comunitário como pena por fraude fiscal e terá de ficar na região da Lombardia, onde se situa o centro, embora vá ter uma autorização especial para viajar até Roma entre as terças e as quintas-feiras devido a compromissos políticos.

Na sua primeira aparição pública desde que teve conhecimento da sua pena simbólica mas humilhante, o multimilionário afirmou que, enquanto presidente do seu império de 'media' Fininvest, dedicou "todas as manhãs de sábado" a visitar colegas doentes ou hospitalizados.

"Fui compensado com um grande afeto", observou, acrescentando ser "o único empresário em Itália que nunca sofreu um único ataque" dos seus funcionários.

O magnata dos 'media' não escondeu a sua amargura por não poder liderar o seu partido, Força Itália, nas eleições europeias, em consequência da sua condenação, mas acusou o sistema judicial italiano de agir em favor da esquerda.

ANC // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.