Covid-19: Cinco pescadores infetados e 40 ainda em isolamento em Vila do Conde e Póvoa de Varzim

Covid-19: Cinco pescadores infetados e 40 ainda em isolamento em Vila do Conde e Póvoa de Varzim
| Norte
Porto Canal com Lusa

Cinco pescadores da comunidade de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, distrito do Porto, continuam infetados com covid-19 e outros 40 estão em regime de confinamento, atualizou hoje a Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM).

Segundo a entidade, este número espelha uma redução "para menos de metade" dos pescadores que, na semana passada, ainda estavam impedidos de trabalhar, ora por estarem infetados com o novo coronavírus, ora por terem de cumprir isolamento, após contacto com outros infetados.

Mediante esta redução, a APMSHM divulgou que das cinco embarcações que estavam paradas, por não terem tripulação para as operar, apenas duas continuam sem atividade, mas com perspetiva de "ainda esta semana regressarem ao mar".

A associação deu ainda conta que, na semana passada, esteve reunida com o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, e com elementos Direção-Geral da Sáude, e que "apresentou o esboço de cinco planos de contingência para os vários tipos de embarcações de pesca", que vai ser agora analisado pelas entidades.

Neste encontro, a APHMSM deu conta da necessidade de aumentar o número de testes de despiste à covid-19 aos pescadores da região Norte, disponibilizando as instalações da associação para a realização desses exames.

Segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde, Vila do Conde registou um aumento de 53 infetados com covid-19, em relação à semana passada, e o concelho vizinho da Póvoa de Varzim também teve um incremento de 46.

Desde o início da pandemia, o município de Vila do Conde já registou 698 caso, enquanto na Póvoa de Varzim foram contabilizados 365.

Portugal contabiliza pelo menos 1.822 mortos associados à covid-19 em 58.012 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.