FMI aprova 11.ª avaliação e desembolso de 851 milhões de euros

FMI aprova 11.ª avaliação e desembolso de 851 milhões de euros
| Economia
Porto Canal

O Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu hoje a 11.ª avaliação ao Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) de Portugal e aprovou o desembolso correspondente, de cerca de 851 milhões de euros, informou hoje a instituição.

Em comunicado hoje enviado, o Fundo afirma que "a ação prévia para a conclusão desta avaliação foi cumprida", em referência à apresentação das medidas de austeridade a aplicar em 2015 para fazer baixar o défice para os 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no próximo ano.

Além disso, o FMI também "aprovou o pedido de extensão do acordo [de assistência financeira] até 30 de junho de 2014", lê-se na nota, argumentando-se que "esta extensão é necessária para dar tempo suficiente para avaliar os critérios de desempenho do final de março, concluir a revisão final e permitir o desembolso final".

Com o pagamento desta tranche, o valor total do empréstimo já concedido pelo FMI a Portugal ascende a cerca de 25,68 mil milhões de euros, de um total de 26,58 mil milhões que o Fundo tinha acordado para o país. A parte financeira remanescente é garantida por Bruxelas.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.