Covid-19: Açores com mais um caso em São Miguel nas últimas 24 horas

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 29 ago 2020 (Lusa) -- As 1.485 análises realizadas nas últimas 24 horas nos Açores revelaram um novo caso positivo de covid-19 na ilha de São Miguel, mas a região mantém 27 casos ativos, depois de um caso positivo ter saído.

De acordo com o comunicado enviado pela Autoridade de Saúde Regional dos Açores, o caso diagnosticado hoje diz respeito a uma mulher de 30 anos, "que desembarcou na região a 22 de agosto, proveniente do continente americano", e obteve resultado negativo no teste de despiste realizado à chegada, mas, na sexta-feira, "apresentou sintomatologia sugestiva de infeção", tendo o segundo teste dado positivo para infeção pelo novo coronavírus.

"O caso apresenta situação clínica estável e foram já diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos".

Com a "saída recente da região de um caso positivo", os Açores contam 27 casos ativos, dos quais 24 são em São Miguel, dois na ilha Terceira e um na ilha do Pico.

Desde o início do surto, foram registados na região 218 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19. Morreram 16 pessoas, todas em São Miguel, e 155 recuperaram.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 838 mil mortos e infetou quase 24,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.815 pessoas das 57.074 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

ILYD // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.