Covid-19: Madeira regista quatro novos casos em cadeia de transmissão local

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, 28 ago 2020 (Lusa) - A Madeira registou hoje quatro novos casos de covid-19 numa cadeia de transmissão local sinalizada no Funchal, elevando o total de infeções ativas no arquipélago para 40, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

"Hoje, há quatro novos casos positivos a reportar, pelo que a região contabiliza agora um total cumulativo de 158 casos confirmados de covid-19", lê-se no boletim diário do IASAÚDE.

Aquela entidade acrescentou que estes quatro novos casos são de uma cadeia de "transmissão local identificada no concelho do Funchal".

Quanto a essa cadeia, com associação a dois casos positivos recentemente diagnosticados no contexto da operação de rastreio do Aeroporto da Madeira, "a investigação epidemiológica permitiu identificar, até ao momento, nove contactos - seis foram casos confirmados e três foram negativos", refere o IASAÚDE no comunicado.

Todos os contactos permanecem em isolamento e a investigação epidemiológica continua em curso.

No que respeita à cadeia de transmissão identificada no Porto Santo, com associação a um caso confirmado na região de Lisboa e Vale do Tejo, o IASAÚDE indica que a investigação epidemiológica permitiu já identificar 23 contactos naquela ilha, três dos quais foram positivos e 20 negativos.

Também aqui todos os contactos permanecem em isolamento.

A Região Autónoma da Madeira contabiliza agora um total cumulativo de 158 casos confirmados de covid-19, já com 118 recuperados e 40 ativos, dos quais 29 são casos importados identificados nas atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 11 são casos de transmissão local.

"Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 21 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e 19 em alojamento próprio", refere o IASAÚDE.

Nas últimas 24 horas foi também sinalizada uma situação suspeita, referente a um viajante, que se encontra em estudo pelas autoridades de saúde.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, em vigor desde o dia 01 de julho, há a reportar um total cumulativo de 40.070 colheitas para teste à covid-19 realizadas até às 17:00 de hoje, o que corresponde a cerca de metade dos passageiros desembarcados no arquipélago.

"À data, 17.418 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação 'MadeiraSafeToDiscover', 7.686 destas pessoas estão em vigilância ativa", sublinha o IASAÚDE.

Até hoje, foram contabilizadas na região autónoma 1.617 notificações de casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 1.459 não se confirmaram.

Em Portugal, morreram 1.815 pessoas das 57.074 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 832 mil mortos e infetou mais de 24,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

DC // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).