Covid-19: Reino Unido contabiliza 1.276 novos casos de contágio

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 28 ago 2020 (Lusa) -- O Reino Unido contabilizou hoje 1.276 novos casos de covid-19, número inferior aos 1.522 de quinta-feira, quando foi registado o maior aumento desde 12 de junho.

De acordo com os dados oficiais do Ministério da Saúde, também foram detetadas nove mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total para 41.486 óbitos desde o início da pandemia.

Estes dados divulgados pelo Governo britânico incluem os óbitos que ocorrem no período de 28 dias após o teste de um paciente ter resultado positivo.

Os números são conhecidos no mesmo dia em que o executivo anunciou que pretende flexibilizar algumas das restrições impostas em partes do condado de Greater Manchester, Lanchashire e West Yorkshire (norte de Inglaterra), onde as regras foram endurecidas no mês passado para conter o aumento de contágios.

Entre as regras que serão relaxadas a partir da próxima quarta-feira está a que proíbe duas famílias de se reunirem em espaços fechados e ao ar livre em cidades como Stockport, Bolton, Trafford, Burnley e Hyndburn.

O Reino Unido prepara-se também para reabrir escolas em Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte, a partir da próxima semana, após semanas de incertezas sobre as medidas para reduzir o risco de contágio, enquanto a Escócia as reabriu este mês.

Uma sondagem feita pela Associação Nacional de Diretores de Escolas (NAHT, na sigla em inglês) assinalou que 97% dos centros vão abrir as portas no início do novo período letivo.

Quase todas as escolas criaram grupos de "bolhas" de alunos e colocaram pontos específicos com desinfetantes para as mãos, além de aprofundar a limpeza dos edifícios, segundo disse hoje o diretor-geral da NAHT, Paul Whiteman.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 832 mil mortos e infetou mais de 24,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

AXYG // EL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.