Declaração de Paulo Portas em querer baixar IRS é brincadeira e demagógica - BE

| Política
Porto Canal / Agências

Salvaterra de Magos, Santarém, 19 jun (Lusa) - A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) criticou hoje as declarações de Paulo Portas, que defendeu uma redução do IRS ainda na atual legislatura governamental, considerando-as "demagógicas" e uma "brincadeira".

Catarina Martins desafiou ainda o CDS-PP a votar favoravelmente a proposta do BE, que propõe uma alteração do Orçamento Retificativo para eliminar a sobretaxa sobre o IRS, que vai ser votada hoje à tarde.

"Estamos a debater o Orçamento Retificativo e o CDS não apresentou nenhuma proposta para baixar o IRS, mas o Bloco de Esquerda apresentou. Se o CDS estivesse a falar a sério podia aproveitar para votar favoravelmente a nossa proposta e ser consequente com o que diz", sublinhou a bloquista, à margem de uma visita à Escola Profissional de Salvaterra de Magos, distrito de Santarém.

Caso os centristas não votem a favor da proposta do BE, Catarina Martins não tem dúvidas.

"Se não o fizerem é óbvio que é só demagogia, e as palavras [de Paulo Portas] são uma brincadeira e que não são para levar a sério", disse a coordenadora do BE, em declarações à agência Lusa.

O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, defendeu na terça-feira que o "desagravamento fiscal em sede de IRS" deve começar na atual legislatura governamental.

"No plano fiscal, a maioria deve estabelecer um calendário e objetivos firmes, para, após a reforma do IRC, iniciar, ainda nesta legislatura, o desagravamento fiscal em sede de IRS", afirmou o líder do CDS-PP e também ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiro.

A ideia consta da moção de Paulo Portas ao XXV Congresso do CDS-PP - que se realiza a 06 e 07 de julho na Póvoa do Varzim -, também apresentada por Paulo Portas na sede do partido, no Largo do Caldas, em Lisboa.

"É condição para esse desagravamento o equilíbrio com a disciplina orçamental e daí decorre a necessidade de redução da despesa ser consistente. Porém, a própria moderação fiscal é um instrumento de crescimento", sustentou ainda Paulo Portas.

JYS (ACL) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.