China admite poluição dos solos em superfície duas vezes superior à de França

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 17 abr (Lusa) - A poluição dos solos na China equivale a uma superfície duas vezes superior à de França, admitiu hoje o governo chinês, ao publicar os resultados de um inquérito até aqui mantido em segredo.

Num total de 6,3 milhões de quilómetros quadrados analisados - cerca de dois terços da superfície da China -, 16,1 por cento foram considerados poluídos, o que equivale a mais de um milhão de quilómetros quadrados, de acordo com o ministério de Proteção Ambiental.

"A situação dos solos no plano nacional não é positiva", admitiu o ministério na sua página na internet, apontando como principais responsáveis por esta degradação a indústria mineira e a agricultura.

Mais de 80% dos poluentes encontrados nos solos não são de origem biológica, de acordo com este inquérito realizado ao longo de oito anos, entre 2005 e 2013.

Este estudo, cuja existência já era há muito conhecida, suscitou vários rumores porque as autoridades recusaram no ano passado divulgar os resultados, argumentando tratar-se de um segredo de Estado.

A degradação do ambiente é alvo de uma atenção crescente da população chinesa, cada vez menos disposta a aceitar que o ambiente seja sacrificado em nome do crescimento.

A grande maioria dos cursos de água na China estão, em média, gravemente poluídos e os escândalos sobre a contaminação dos lençóis freáticos são frequentes, tal como as controvérsias relativas à degradação da qualidade do ar, que atinge regiões inteiras da segunda maior economia do mundo.

Nos últimos anos, a organização ecologista Greenpeace tem alertado para os efeitos das cinzas de carvão no país.

Primeira consumidora mundial de carvão (com uma tendência para aumentar), a China produz centenas de milhões de toneladas de cinzas de carvão por ano.

Só em 2013 o ministério de Proteção Ambiental chinês reconheceu a existência de "aldeias do cancro", vários anos depois de informações sobre um número de casos, mais elevado do que a média em algumas regiões particularmente poluídas no país.

EJ // APN

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial