Catolicismo caiu 13% na América Latina entre 1995 e 2014

Catolicismo caiu 13% na América Latina entre 1995 e 2014
| Mundo
Porto Canal

O catolicismo caiu 13% na América Latina, entre 1995 e 2014, a um ritmo de menos 0,7% ao ano, segundo dados do Barómetro Latino, divulgados um ano após o início do pontificado do papa Francisco.

A diminuição de seguidores foi mais forte em países como a Nicarágua, que teve uma variação negativa de 30%, ou as Honduras, com menos 29%, o que representa uma descida de um terço dos fiéis católicos.

Enquanto a Costa Rica e Uruguai, baixaram 19%, o Chile posicionou-se na quinta posição, com uma variação negativa de 17 por cento.

Os únicos países que registaram um aumento do número de seguidores católicos foram a República Dominicana, que subiu 1%, no período entre 2004 e 2013, e o México com uma subida de dois por cento.

Segundo o estudo, realizado pela consultora chilena Mori, “os dados do Barómetro Latino mostram que a diminuição das religiões é muito menor do que a agenda informativa dá a entender”.

“O processo de secularização que traz o desenvolvimento económico não tem o mesmo impacto na América Latina do que em outras partes do mundo. Os que abandonam o catolicismo não ficam necessariamente ateus e agnósticos, mas mais facilmente abraçam outra religião”, adianta a publicação.

O estudo acrescenta que o número de fiéis evangélicos aumentou em El Salvador, Nicarágua, Honduras e Guatemala, com mais 30 por cento.

Também no Chile e Uruguai começa a crescer o número de cidadãos agnósticos.

Ainda assim, o catolicismo mantém-se como a religião predominante em muitos países da região.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.