Empréstimos à habitação em Macau subiram quase um quarto em Fevereiro

| Mundo
Porto Canal / Agências

Macau, China, 17 abr (Lusa) - Os novos empréstimos hipotecários para habitação aprovados pelos bancos de Macau atingiram 2,5 mil milhões de patacas (226,2 milhões de euros) em fevereiro, mais 24,2% face ao período homólogo de 2013, indicam dados oficiais hoje divulgados.

De acordo com as estatísticas publicadas hoje pela Autoridade Monetária de Macau (AMCM), em termos mensais, verificou-se uma diminuição de 41,7%. Do total, 98% foram concedidos a residentes.

Já os novos empréstimos comerciais para a atividade imobiliária aprovados pela banca local ascenderam a 7,5 mil milhões de patacas (678,6 milhões de euros), refletindo aumentos de 36,1% e 1,8%, em termos mensais e anuais, respetivamente.

No final de fevereiro, o saldo bruto dos empréstimos hipotecários para habitação foi de 122,3 mil milhões de patacas (11,1 mil milhões de euros), mais 1% face ao mês anterior e mais 23,5% comparativamente ao período homólogo do ano passado.

A mesma tendência verificou-se ao nível dos empréstimos comerciais para atividades imobiliárias, cujo saldo bruto aumentou 2,6% face a janeiro e 24,3% em relação a fevereiro de 2013, fixando-se em 90,6 mil milhões de patacas (8,2 mil milhões de euros), indica a AMCM.

DM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.