Adegas cooperativas portuguesas abrem delegação na China para aumentar exportações

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 19 jun (Lusa) -- A Fenadegas, que congrega 56 adegas cooperativas e três uniões de cooperativas portuguesas, anunciou hoje ter aberto uma delegação na China, para onde prevê exportar 1,5 milhões de euros este ano.

Em comunicado, a Fenadegas adianta que o objetivo é "reforçar a presença dos vinhos portugueses numa das maiores potências do mundo", para onde as vendas dos vinhos das adegas cooperativas de Portugal têm vindo a aumentar a um ritmo de 10% ao ano.

"Este passo vai permitir consolidar as importações chinesas já estabelecidas e abrir novas perspetivas de negócio junto da grande distribuição e da restauração neste país", salienta, antecipando para 2013 um volume de negócios superior a 1,5 milhões de euros na China.

Segundo a Fenadegas, na delegação de Pequim estão representadas a União da Vercoope, as Adegas Cooperativas de Cantanhede e Vermelha, as Caves Vale do Rodo, as Caves Santa Marta e a Cooperativa de Pegões, com um orçamento de promoção dos seus vinhos de 100 mil euros para 2013.

"Uma vez que o consumo nacional já não é suficiente para escoar toda a produção de vinho português, a Fenadegas aposta numa estratégia de internacionalização que visa promover além-fronteiras a excelência e a qualidade dos vinhos cooperativos nacionais", lê-se no comunicado emitido.

Criada a 22 de junho de 1981 por 24 adegas cooperativas de todo o país, com o objetivo de ser "uma força representativa dos associados", a Fenadegas conta atualmente com 56 cooperativas diretamente associadas e ainda com três Uniões -- a Unidouro, Udaca e Vercoope.

PD // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.