Covid-19: Autoridades reforçam fiscalização para travar surto em Vila do Conde e Póvoa de Varzim

Covid-19: Autoridades reforçam fiscalização para travar surto em Vila do Conde e Póvoa de Varzim
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, vão ser alvo de um "reforço da fiscalização por parte das forças de segurança" para travar o surto de covid-19 que tem afetado os dois municípios.

A medida foi hoje anunciada pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e integra um plano de ação, com várias diretrizes, delineado numa reunião que aconteceu na quinta-feira, com representantes do Governo, autoridades de saúde e as duas autarquias.

Em comunicado, a ARS Norte afirma que, "pela leitura dos dados e em face das estratégias adotadas para a contenção de novos casos, apelaram, todos os presentes [na reunião], para a imperiosa necessidade do cumprimento das determinações e orientações da Autoridade de Saúde local".

Para potenciar as estratégias de mitigação dos casos de covid-19 neste dois concelhos do litoral Norte, as entidades apontaram para a necessidade do "diagnóstico precoce de novos casos de doença, e o confinamento dos casos ativos, bem como dos seus contactos de alto risco de exposição, o envolvimento da comunidade e das suas estruturas na divulgação e cumprimento das normas e orientações da Direção-Geral da Saúde e o reforço da fiscalização por parte das forças de segurança".

Os responsáveis concluíram, ainda, a necessidade de "reforçar a articulação com todas as estruturas da comunidade, incluindo o setor das pescas, com vista a garantir uma maior eficácia na comunicação pedagógica para o cumprimento das medidas de prevenção e controlo da infeção nesta comunidade".

Hoje, a Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM) divulgou que a comunidade piscatória de Vila do Conde e Póvoa de Varzim tem 90 pescadores em confinamento, sendo que 10 estão infetados com o novo coronavírus, forçando a que cinco embarcações estejam paradas, devido à falta de tripulantes.

No concelho de Vila do Conde, e segundo informação da câmara, o recente surto de covid-19 já infetou cerca 200 pessoas, sendo que desde o início da pandemia já se registaram 596 casos.

Em Portugal, morreram 1.792 pessoas das 55.211 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.