Diretor do serviço de cirurgia plástica de Gaia reivindica reclassificação do hospital

Diretor do serviço de cirurgia plástica de Gaia reivindica reclassificação do hospital
| Norte
Porto Canal com Lusa

 O diretor do serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva do Hospital de Vila Nova de Gaia defendeu hoje a reclassificação deste centro hospitalar, lembrando que o equipamento "apresenta desempenhos acima da média de outros" já classificados no "grupo de topo".

Em declarações à agência Lusa, Horácio Costa, que é também professor catedrático da Universidade de Aveiro, reivindicou uma classificação para o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) "condizente" com "a qualidade de serviços que presta".

Horácio Costa, diretor de serviço no único hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que tem a chamada Via Verde de Reimplante de Membros, quer que a tutela deixe de "subclassificar" o CHVNG/E, razão pela qual, contou à Lusa, "já escreveu várias vezes à ministra [da Saúde, Marta Temido] sobre uma situação que carece de justiça".

"A reclassificação daria sustentabilidade ao hospital e todas as valências, não só a minha, beneficiariam", sintetizou.

Em causa está a classificação de hospitais do SNS. Em Portugal existem vários grupos, sendo que o CHVNG/E encontra-se, atualmente, no 'D', enquanto no grupo acima, o 'E', estão hospitais como o de São João, no Porto, o de Santa Maria, em Lisboa ou o de Coimbra.

"Em 2012, a ACSS [Administração Central do Sistema de Saúde] emitiu um relatório sobre a definição de grupos de hospitais. Este é um mecanismo de acompanhamento na comparação do desempenho e publicação de informação sobre as instituições (...). Esta classificação implicou a inclusão do CHVNG/E no grupo D. Contudo, estamos em 2020 e, desde essa altura, existiram imensas transformações, crescimentos e diferenciações relativas aos 700.000 utentes que dependem diretamente do CHVNG/E", descreve Horácio Costa num artigo partilhado com a Lusa e que fez chegar recentemente ao gabinete de Marta Temido.

O diretor do serviço Cirurgia Plástica Reconstrutiva e da Unidade de Microcirurgia de Gaia acrescenta, no artigo, a convicção de que "na comparação com todos os hospitais do grupo D, o CHVNG/E obtém resultados superiores à média, particularmente na produção, tendo orçamento idêntico".

"Já se falarmos dos hospitais do grupo E [classificados acima do CHVNG/E] esses recebem mais 1,5 milhões por ano do que Gaia, mas Gaia em muitas valências, nomeadamente na cirurgia plástica e reconstrutiva e na cirurgia cardiotorácica, acolhe doentes de todo o país", aponta o médico especialista.

Insistindo que a reclassificação do CHVNG/E "é mais do que evidente e meritória, comparativamente a outros centros hospitalares do SNS", o também diretor do departamento Formação, Ensino e Investigação de Gaia lembra também, no artigo enviado à tutela, que "a análise de desempenho do CHVNG/E nas 22 variáveis utilizadas no processo de grupos hospitalares", um relatório da ACSS com dados de 2012 a 2018, "revelou que Gaia apresenta variáveis superiores à média dos hospitais do grupo E".

"A reclassificação é necessária à saúde da região, sendo benéfica para a população (...). Esta reclassificação significa uma alavanca para a motivação de todos os profissionais da instituição e, mais importante ainda, eleva e equilibra o SNS a nível regional e nacional", sublinha Horácio Costa.

Vincando à Lusa que a classificação atual é "insustentável", o especialista, que na quinta-feira esteve na visita às obras do CHVNG/E na qual participou Marta Temido e o primeiro-ministro, António Costa, acrescentou que uma eventual reclassificação faria com que o hospital aumentasse a capacidade de recrutamento de especialistas, reivindicando também "mais espaço e mais camas".

António Costa e Marta Temido, bem como os presidentes de câmara de Vila Nova de Gaia e Espinho, Eduardo Vítor Rodrigues e Pinto Moreira, profissionais de saúde e técnicos, participaram quinta-feira numa visita às obras do CHVNG/E, momento no qual foi revelado que em novembro ficará pronta a nova unidade de cuidados intensivos orçada em 3,3 milhões de euros.

O conselho de administração avançou que quer "em datas aproximadas" abrir também a nova urgência, espaço que passará a ter 5.000 metros quadrados, sendo que a atual tem cerca de 1.900.

A empreitada do CHVNG/E integra o Plano de Reabilitação Integrado e está dividida em três fases de intervenção.

Neste momento está em conclusão a fase B, que representa um investimento de 13 milhões de euros em infraestruturas e dois milhões de euros em equipamentos.

Num discurso feito na cerimónia, depois de falar das obras, do desempenho das equipas e das contingências da pandemia da covid-19, também o presidente do conselho de administração do CHVNG/E, Rui Guimarães, recordou a ambição de requalificação do hospital.

"'Cuidamos de si' é o nosso lema e atrevo-me a dizer que cuidamos bem. Cada uma das mais de 4.000 pessoas que aqui trabalham merece por isso o nosso carinho, o nosso trabalho, o nosso investimento e o nosso compromisso e merece também a reclassificação deste hospital para o patamar que ele merece. Do nosso lado saberemos responder com elevado desempenho clínico, excelente padrão de cuidados e ao mesmo tempo comprometemo-nos com a diminuição do tempo de acesso da população aos cuidados de saúde", disse Rui Guimarães.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.