Misericórdia de Penafiel avança com rota pelas 10 igrejas e capelas da cidade

| Norte
Porto Canal / Agências

Penafiel, 16 abr (Lusa) - A Santa Casa da Misericórdia de Penafiel vai avançar, a partir de maio, com uma rota turística para promover visitas às oito igrejas e duas capelas da cidade, foi hoje revelado pela organização.

O projeto conta com o apoio do pelouro do Turismo da Câmara local e pretende-se criar condições acrescidas de atratividade, potenciando o património religioso existente na área urbana.

A "Rota das Igrejas da cidade de Penafiel", como se designa o projeto, vai disponibilizar, de maio a setembro, dois tipos de percurso, com itinerários diferentes.

O primeiro será destinado aos turistas que pretendam percorrer a cidade a pé, a realizar todos os primeiros e terceiros sábados de cada mês. O segundo direciona-se aos turistas que prefiram fazer o percurso em miniautocarro, no último sábado de cada mês, obrigando a inscrição prévia no Museu de Arte Sacra da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel.

Todos os participantes terão acesso a uma brochura com informação completa sobre a história do património religioso da cidade.

Na apresentação do projeto, que decorreu hoje no salão nobre a Misericórdia, o provedor Júlio Mesquita explicou que a rota pretende "dar vida à instituição e ao museu de arte sacra".

"A rota é o nosso contributo para que o concelho se torne ainda mais atrativo do ponto de vista patrimonial", afirmou.

Já para o presidente da Câmara, Antonino Sousa, a apresentação da rota é um momento importante para a cidade, frisando o edil que o projeto "vai enaltecer a diversidade e a riqueza patrimonial de Penafiel".

O autarca acrescentou que a "Rota das Igrejas da cidade de Penafiel" significa "um grande contributo para impulsionar o turismo religioso e estimular, junto da novas gerações, o gosto e interesse pelo vasto e importante património da cidade".

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.