Matosinhos quer candidatar-se em 2015 a Cidade de Design, distinção da UNESCO

| Norte
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 16 abr (Lusa) -- O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, apresentou hoje a implementação da Quadra-District Design, iniciativa que pretende consagrar o concelho nesta área e permitir a candidatura, em 2015, a Cidade de Design, uma distinção da UNESCO.

O objetivo foi assumido pelo presidente, que em declarações à agência Lusa afirmou que Matosinhos tem "todas as condições para ser uma Quadra Design District", com a intenção de em 2015 ser uma "Cidade de Design", distinção atribuída pela UNESCO às cidades que promovem o desenvolvimento de indústrias criativas.

Da Rede de Cidades Criativas da UNESCO fazem neste momento parte 41 membros -- não havendo nenhuma cidade portuguesa na lista - divididos por sete categorias das indústrias criativas, sendo além do design consagradas a literatura, o cinema, a música, as artes mediáticas, o artesanato e arte popular e a gastronomia.

Hoje percebemos Matosinhos como cidade criativa, uma cidade dedicada ao design e uma cidade onde há um conjunto de investimentos que a qualificam para ser um ponto incontornável no que diz respeito ao design", disse o autarca, recordando que esta "é a terra do arquiteto Siza Vieira".

Entre as ações neste âmbito, o presidente da câmara realçou o Espaço Quadra - com abertura prevista para maio - "uma incubadora dedicada ao design", além de "um evento anual de celebração de criatividade da Escola Superior de Artes e Design [ESAD] com arte de rua" a ser exibida permanentemente na Quadra Marítima, a zona da Rua Brito Capelo e da restauração de Matosinhos.

Outro dos projetos a promover passa por criar na atual Galeria Nave, localizada nos paços do concelho, a Casa do Design, local que passa a "albergar coleções de vários autores que têm peças de design e grandes colecionadores que vão estar em exibição permanente naquela zona".

Um dos primeiros passos para a implementação da Quadra-Design District passa pela criação da Associação Quadra, apresentada hoje por Guilherme Pinto numa sessão no Mercado de Matosinhos, uma associação sem fins lucrativos que ainda terá de passar na Assembleia Municipal.

A associação estará "instalada na Quadra Marítima", introduzindo uma dinâmica nova aquele local.

JF/SZF/FZG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.