Produção automóvel aumenta 1% em maio mas acumula quebra de 16,8% - ACAP

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 19 jun (Lusa) -- A produção de veículos automóveis em Portugal aumentou 1% em maio face ao mesmo mês de 2012, dinamizada pelos comerciais ligeiros, mas apresenta uma quebra acumulada de 16,8% de janeiro a maio, anunciou hoje a ACAP.

Em comunicado, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) informa que, em maio, foram produzidos 17.487 veículos automóveis, mais 1% do que no mês homólogo do ano anterior.

Segundo a associação, esta variação homóloga da produção foi "determinada" pelo decréscimo da produção de veículos ligeiros de passageiros (menos 6,7%) e de comerciais pesados (menos 27,9%), já que a produção de veículos comerciais ligeiros cresceu 31,9 por cento face a maio de 2012.

Do total de veículos produzidos em maio passado em Portugal, 97,7% (17.086 unidades) destinaram-se à exportação, menos 0,1% do que no mês homólogo do ano anterior.

Relativamente à variação homóloga da produção acumulada de janeiro a maio, registou uma quebra de 16,8 por cento, determinada pelo decréscimo da produção de todos os tipos de veículos: os ligeiros de passageiros recuaram 15%, os comerciais ligeiros 19,1% e os veículos pesados 37%.

Numa análise por fábricas, a Autoeuropa foi a que maior produção registou até maio, com 62% do total, seguida da Peugeot Citroën (34,1%), da Mitsubishi Fuso Truck Europe (2,4%), da V. N. Automóveis (0,8%) e da Toyota Caetano (0,7%)

PD // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.