Câmara de Viana corta 5,4 ME ao passivo com "enorme esforço de poupança"

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 16 abr (Lusa) - A Câmara de Viana do Castelo anunciou ter reduzido o passivo total em 5,4 milhões de euros através de um "enorme esforço de poupança" nas contas do município de 2013, que foram aprovadas hoje em reunião do executivo.

O Relatório de Atividades e Conta de Gerência, que mereceu o voto favorável apenas da maioria socialista, indica ainda que a receita do município aumentou no ano passado em 4,8 milhões de euros.

Acrescenta que a taxa de execução orçamental se fixou nos 78,1%, ou seja "o maior valor executado de todo o mandato [2010-2013]", atingindo os 55,8 milhões de euros.

Os vereadores dos partidos da oposição representados no executivo optaram pelo voto contra (PSD) e abstenção (CDU) às contas do município, durante a reunião ordinária realizada hoje, à porta fechada, indica uma nota divulgada pelos serviços da Câmara.

Também de acordo com fonte da autarquia, o passivo total do município - que inclui dívida de curto, médio e longo prazo -, foi reduzido em 5,4 milhões de euros durante o último ano, para cerca de 30 milhões de euros.

Esta diminuição, acrescenta a fonte, representou "um enorme esforço de poupança corrente", mas "sem pôr em causa o investimento necessário nas infraestruturas e equipamentos municipais, aproveitando o melhor possível os fundos comunitários".

Ainda segundo a Câmara, foram apresentadas candidaturas para obras e projetos a vários programas comunitários no valor de 7,3 milhões de euros, enquanto a despesa total do município atingiu, também em 2013, os 55,8 milhões de euros.

O Relatório de Atividades e Conta de Gerência recorda que as transferências do Estado para o Município de Viana do Castelo caíram nos últimos anos mais de 3,4 milhões de euros.

Apesar da redução também nos impostos próprios, devido ao abrandamento da atividade económica, a autarquia enfatiza que através de "medidas de poupança corrente" e de "uma política de eficiência energética", tem "vindo a reduzir o seu endividamento total", recorrendo ainda a "uma gestão rigorosa dos dinheiros públicos".

O documento revela que o investimento municipal global superou os 20 milhões de euros, ou seja um aumento de 2,7 milhões de euros face a 2013, o que se deve "ao elevado montante de comparticipação FEDER e à poupança corrente ao longo do exercício".

PVJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.