Contributo do Ministério da Economia para cortes é de 170,8 ME

Contributo do Ministério da Economia para cortes é de 170,8 ME
| Economia
Porto Canal / Agências

O ministro da Economia, António Pires de Lima, afirmou hoje que a contribuição da sua tutela para os cortes de 1.400 milhões de euros anunciados na terça-feira é de 170,8 milhões de euros.

António Pires de Lima está a ser ouvido na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas.

"Posso dizer que o contributo do Ministério da Economia para estes 1.400 milhões de euros [das medidas anunciadas na terça-feira pelo Governo] foi de 170,8 milhões de euros", afirmou o governante.

Daquele montante, 139,7 milhões de euros "tem a ver com reestruturação de serviços ou concessões", adiantou o ministro.

"Temos estimado poupar 1,2 milhões de euros com as extinções das direções regionais de economia", que já constavam na lei orgânica desde dezembro de 2013.

O projeto das concessões, nomeadamente dos transportes metropolitanos de Lisboa e Porto, "vai permitir, segundo o ministro, uma poupança estimada "entre 80 a 85 milhões de euros" em indemnizações compensatórias.

O setor empresarial dos transportes melhorou a rentabilidade em 250 milhões de euros nos últimos três anos, disse.

Em relação à fusão entre a Refer e as Estradas de Portugal, Pires de Lima disse que "é um projeto que vai para a frente", já que "obedece a toda a lógica e racionalidade".

E através desse projeto, além de uma gestão integrada das duas infraestruturas, vai-se "conseguir poupanças importantes".

"Estimamos próximo de 50 milhões em 2015 e depois irão crescer mais de 115 milhões de euros" no quinto ano após a concretização da fusão (2019), acrescentou o ministro.

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.