GNR registou 800 incêndios até domingo nos quatro concelhos mais afetados do distrito Porto

GNR registou 800 incêndios até domingo nos quatro concelhos mais afetados do distrito Porto
| Norte
Porto Canal com Lusa

O comando territorial do Porto da GNR informou hoje ter registado, desde 01 de janeiro, cerca de 800 ocorrências de incêndio nos concelhos de Paredes, Felgueiras, Valongo e Santo Tirso, os mais afetados no distrito do Porto.

Segundo a autoridade, os dados foram recolhidos até 9 de agosto e indicam uma área ardida de 1.166 hectares, no conjunto dos quatro municípios.

Paredes foi o concelho onde ocorreu o maior número de incêndios (405), correspondendo a uma área ardida de 286 hectares.

Em número de ocorrências, seguiu-se o município de Felgueiras, com 164 incêndios e uma área ardida de 147 hectares.

Em Valongo foram registadas 150 ocorrências, afetando 266 hectares.

O concelho de Santo Tirso foi o que sofreu maiores danos em termos de área ardida (465 hectares), provocada por 88 ocorrências.

Num comunicado enviado à Lusa, a GNR assinala que, "em coordenação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), continuará a ir junto das populações em geral e, em particular, das autarquias, produtores florestais, comunidades escolares e agricultores, promover ações de sensibilização".

Essas ações, acrescenta a autoridade policial, têm "o intuito de alertar para a importância dos procedimentos preventivos a adotar, nomeadamente sobre o uso do fogo em queimas e queimadas, a limpeza e remoção de matos, a manutenção das faixas de gestão de combustível e a adoção de medidas de proteção dos aglomerados e de autoproteção, no âmbito dos Programas Aldeia Segura e Pessoas Seguras".

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.