Fase B do Hospital de Gaia pronta "ainda este mês ou no início do próximo" - Câmara

| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da câmara de Vila Nova de Gaia perspetiva que as obras da fase B do hospital terminem "ainda este mês ou no início do próximo", altura em que acredita que a fase C será lançada.

"Acho que teremos muito boas notícias muito em breve. Já abriram uma entrada que dá acesso à parte nova do hospital e já se vê perfeitamente o andamento das obras. A minha perspetiva, e de acordo com os contactos que tenho feito, é de que as obras terminam em breve. Ainda em agosto ou início de setembro", disse Eduardo Vítor Rodrigues que falava aos jornalistas à margem da reunião de câmara que decorreu esta tarde.

Paralelamente, e ainda sobre a empreitada no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), o autarca revelou ter "a convicção de que a abertura da fase B será acompanhada do lançamento da fase C" de obras, a qual está orçada em 60 milhões de euros.

Em causa está uma obra que integra o Plano de Reabilitação Integrado, no valor total de cerca de 86 milhões de euros, que o CHVNG/E tem em curso.

Este plano tem três fases previstas, tendo como "principais objetivos centralizar serviços, organizar o Hospital Eduardo Santos Silva [em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto] de modo a possibilitar a ligação entre os três pavilhões principais e qualificar e redimensionar alguns serviços, nomeadamente o Serviço de Urgência", conforme era descrito num resumo enviado à agência Lusa pelo Ministério da Saúde em janeiro.

A fase B, que inclui a construção do serviço de urgência, construção de uma unidade de internamento, com 30 camas, e a conclusão do serviço de radiologia, está em execução com um investimento estimado de 13 milhões de euros, dos quais cerca de seis milhões são fruto de financiamento comunitário.

Soma-se a fase C, na qual "será possível integrar os serviços da Unidade 02 na Unidade 01, concentrar os serviços de internamento num único núcleo central, sem qualquer dependência de transportes para o doente internado, bem como aumentar a capacidade instalada do bloco operatório e garantir condições de dignidade, segurança e conforto do doente internado", de acordo com a informação da tutela.

Quanto à fase A, no valor de aproximadamente 13 milhões de euros, esta está concluída e consubstancia-se na construção de um novo edifício hospitalar, incluindo a sua ligação aos pavilhões, acabamento parcial do serviço de radiologia e aquisição de alguns equipamentos.

PFT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.