Incêndios: Fogos em Chaves e Alijó mobilizam 240 operacionais e 4 meios aéreos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Quatro meios aéreos e 240 operacionais combatiam hoje pelas 17:00 dois incêndios que lavram em Vilar de Nantes (Chaves) e Alijó, no distrito de Vila Real, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A ocorrência que causa mais preocupações às autoridades é de Vilar de Nantes, no concelho de Chaves, que deflagrou às 14:41, possui três frentes e lavra com intensidade numa zona de pinhal da serra do Brunheiro.

Fonte da Proteção Civil referiu que, até este momento, não há aldeias em perigo neste fogo.

Segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 17:00 estavam mobilizados para este fogo 125 operacionais, 35 viaturas e dois meios aéreos.

O incêndio que deflagrou na quinta-feira, em Alijó, entrou em fase de resolução pelas 06:00 de hoje, mas durante a tarde tem sofrido algumas reativações.

No local, segundo a ANEPC, permanecem 115 operacionais, 33 operacionais e dois meios aéreos.

O alerta para esta ocorrência foi dado pelas 12:00 de quinta-feira e teve início perto da zona industrial de Alijó.

Em Vila Real, o incêndio que deflagrou hoje às 15:48 numa zona de mato, na zona do Monte da Forca, na freguesia de Parada de Cunhos, foi dado como dominado cerca de uma hora depois.

No terreno permanecem 39 operacionais que contam com o apoio de oito viaturas e de dois meios aéreos.

Esta tarde, o distrito transmontano registou também focos de incêndio em Valpaços e Mondim de Basto, que já estão em resolução.

O distrito de Vila Real está em estado de alerta especial de nível vermelho.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.