PSD reafirma que Governo vai contruir IC35 e acusa PS de confundir as populações

| País
Porto Canal / Agências

Penafiel, 15 abr (Lusa) - O deputado do PSD Virgílio Macedo reafirmou hoje, à agência Lusa, que o Governo vai avançar com o IC35 e acusou o PS de "estar a confundir as populações" do Tâmega e Sousa.

"As populações podem estar perfeitamente descansadas. Não vale a pena andarmos a tentar confundir e preocupar as populações", afirmou.

O deputado social-democrata comentava a posição de hoje do PS sobre a matéria. Num documento enviado ao ministro da Economia, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista acusou o Governo de fazer uma "enorme trapalhada" com o IC35.

Naquela posição, os socialistas questionaram se o valor de investimento anunciado, de 45 milhões de euros, significa que o executivo vai deixar cair a obra.

Sobre a questão socialista, o deputado do PSD e líder da distrital social-democrata insistiu estar "certo de que, brevemente, essa obra será uma realidade, porque é de inteira justiça".

Virgílio Macedo considerou "não haver trapalhada nenhuma", observando que os deputados do PS é que "estão habituados às trapalhadas do passado".

"Eles devem estar muito chateados com os antigos secretários de Estado dos Transportes e das Obras Públicas, que fizeram muitas infraestruturas rodoviárias que manifestamente não eram necessárias e deixaram no esquecimento duas no nosso distrito, nomeadamente o IC35 e a EN14", assinalou.

O líder da distrital do PSD criticou o PS por não ter avançado com aquelas obras, quando havia disponibilidade financeira.

"É de valorizar que tenha sido este Governo do PSD e do CDS, numa conjuntura extremamente difícil, que avançasse com a definição clara de que o IC 35 é uma prioridade", reafirmou.

Sobre o facto de haver aparentes discrepâncias nos valores previstos no passado (104 ME) e os atuais (23 ME), como acusam os socialistas, o deputado do PSD explica que a diferença tem a ver com o facto de o atual Governo estar a prever apenas a realização de dois troços do IC35, nomeadamente a ligação de Penafiel a Entre-os-Rios e de Arouca a S. João da Madeira.

Assinalou ainda que o perfil da futura acessibilidade vai ser diferente, deixando e ser uma autoestrada, o que diminuirá os encargos.

Apesar disso, prometeu, a via garantirá melhores acessos ao sul dos concelhos de Penafiel e do Marco de Canaveses, ajudando ao desenvolvimento do setor dos granitos e correspondendo a "uma justa reivindicação das populações".

APM // MSP

Lusa/fim.

+ notícias: País

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão.