Incêndios: Fogos em Alijó e Sabrosa mobilizam 300 operacionais e 8 meios aéreos

Incêndios: Fogos em Alijó e Sabrosa mobilizam 300 operacionais e 8 meios aéreos
| Norte
Porto Canal com Lusa

O distrito de Vila Real registava dois grandes incêndios pelas 19h00, em Alijó e Sabrosa, que mobilizavam quase 300 operacionais e oito meios aéreos, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A ocorrência que causa mais preocupações é o fogo em Sabrosa, que deflagrou às 15:37 e que, segundo fonte da Proteção Civil Municipal avança em duas frentes, uma das quais continua "muito forte e incontrolável", não havendo, no entanto, até ao momento, casas em perigo.

"A outra frente já está mais controlada, mas não está dominada e continuamos com falta de meios", apontou, acrescentando que o vento é a principal dificuldade porque "está a dar muita velocidade ao fogo".

Este incêndio, segundo referiu a Proteção Civil, "já queimou uma área considerável".

Segundo a página da Internet da ANEPC, para Sabrosa estão mobilizados 133 operacionais, 33 viaturas e seis meios aéreos.

Em Alijó, segundo a ANEPC, permanecem no terreno 165 operacionais, 48 viaturas e dois meios aéreos.

O alerta para esta ocorrência foi dado pelas 12:00 e o ataque inicial foi "muito musculado", tendo sido mobilizado os meios disponíveis para o local onde o vento muito forte e as altas temperaturas reapresentam uma das maiores dificuldades no combate ao fogo.

O fogo de Alijó lavra numa zona rochosa de mato de acessos difíceis, estando no terreno uma máquina de rastos a criar caminhos de penetração para os meios chegarem ao local.

Segundo a ANEPC, o distrito de Vila Real registava 10 fogos às 19:00, entre ativos, em resolução e já em conclusão, que mobilizam um total de 387 operacionais, 102 viaturas e 8 meios aéreos.

Durante a tarde de hoje, já foram registados incêndios nos concelhos de Chaves, Valpaços e Peso da Régua.

O distrito de Vila Real está em estado de alerta especial de nível vermelho.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.