CDS-PP questionam Ministra da Saúde sobre recomeço dos rastreio do cancro da mama no Norte 

| Norte
Porto Canal

Os deputados do CDS-PP, Ana Rita Bessa, Telmo Correia, Cecília Meireles e João Pinho de Almeida, dirigiram à Ministra da Saúde uma questão no intuito de perceber para quando está prevista a retoma dos rastreios do cancro da mama na região Norte e qual a justificação para "o atraso na formalização de acordo entre a Administração Regional de Saúde do Norte e Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte".

Desde o encerramento em março face à pandemia de Covid-19, as 19 unidades de rastreio da Liga Portuguesa Contra o Cancro não reabriram "alegadamente devida a uma questão administrativa relacionada com a renovação do contrato entre a LPCC e a Administração Regional de Saúde do Norte", estima-se por isso que estejam por realizar rastreio numa população de cerca de 630 mil mulheres. Na região Norte foram adiados a Norte devido à pandemia cerca de 75 mil exames.

Ana Rita Bessa alerta para o facto de "as mulheres estarem privadas deste instrumento de rastreio que é crítico uma vez que diagnósticos tardios tendem a levar a situações oncológicas mais gravosas".

Uma "paralisação que é particularmente estranha porque se passa apenas na região da ARS Norte e no resto do país os rastreios começaram a ser retomados em junho", indica Ana Rita Bessa.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.