Incêndios: Fogo em Sabrosa lavra com intensidade em zona de pinhal denso

| Norte
Porto Canal com Lusa

Um incêndio que deflagrou em Roalde, Sabrosa, possui duas frentes ativas que lavram com intensidade numa zona de pinhal denso e mobiliza cerca de 100 operacionais, 23 viaturas e dois meios aéreos, segundo fonte da Proteção Civil.

Fonte da Proteção Civil Municipal de Sabrosa disse à agência Lusa que o fogo lavra numa "zona de pinhal denso" e que a grande preocupação é o vento forte e as projeções a "longa distância".

O incêndio possui duas frentes ativas que lavram com intensidade, não havendo, segundo a fonte, casas em perigo neste momento.

O fogo começou pelas 15:37 perto da aldeia de Roalde e dirige-se para a zona de São Martinho de Anta.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 17:30 estavam mobilizados para esta ocorrência cerca de 100 operacionais, 23 viaturas e dois meios aéreos.

A fonte queixou-se da "falta de meios" devido aos outros incêndios que deflagraram esta tarde no distrito de Vila Real.

De acordo com a ANEPC, cerca das 17:00 permaneciam em Alijó, 151 operacionais, 47 viaturas e três meios aéreos.

O alerta para esta ocorrência foi dado pelas 12:00 e o ataque inicial foi "muito musculado", tendo sido mobilizado os meios disponíveis para o local onde o vento muito forte e as altas temperaturas reapresentam uma das maiores dificuldades no combate ao fogo.

O fogo de Alijó lavra numa zona rochosa de mato de acessos difíceis, estando no terreno uma máquina de rastos a criar caminhos de penetração para os meios chegarem ao local.

Entretanto, o município de Alijó informou a população "que a falta de água que se está a verificar em várias localidades do concelho se deve ao corte de eletricidade provocado pelo incêndio".

Acrescentou ainda que as empresas Águas do Norte e EDP já estão no terreno a tentar resolver os cortes.

Segundo fonte da Proteção Civil, um trabalhador de uma empresa que estava a prestar serviços à rede elétrica sofreu ferimentos, foi assistido pelo INEM e transportado para o hospital de Vila Real.

As causas deste fogo vão ser investigadas pelas autoridades.

Durante a tarde de hoje, já foram registados incêndios nos concelhos de Chaves, Valpaços e Peso da Régua.

O distrito de Vila Real está em estado de alerta especial de nível vermelho.

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.