Álvaro defende redução da carga fiscal "assim que possível"

Álvaro defende redução da carga fiscal "assim que possível"
| Norte
Porto Canal

O ministro da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira, considerou hoje que o Governo deve lançar as bases para uma redução da carga fiscal sobre empresas e famílias, considerando que tal deve ser feito "assim que possível".

"Nos próximos anos temos de nos concentrar em cortar a burocracia, os impostos e as taxas. Devemos começar pelo IRC e depois baixar a fiscalidade sobre as famílias", afirmou o governante aos jornalistas no final de um encontro no Ministério da Economia, em Lisboa, com os líderes de grandes empresas portuguesas.

Questionado sobre quando é que a redução da carga fiscal poderá avançar, o ministro disse que a mesma deve acontecer "assim que seja possível", não assegurando que ocorra até ao final do mandato do atual Executivo.

Santos Pereira revelou que a reunião de duas horas e meia com os gestores de 16 grandes empresas portugueses, entre os quais António Mexia (EDP), Henrique Granadeiro (PT) e Belmiro de Azevedo (Sonae), serviu para ouvir as preocupações e as expectativas dos responsáveis de forma a tornar o tecido empresarial português mais competitivo.

No final do encontro, os empresários não quiseram prestar declarações aos jornalistas, limitando-se a referir a importância deste tipo de iniciativas.

O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, defendeu na terça-feira que o "desagravamento fiscal em sede de IRS" deve começar na atual legislatura governamental.

"No plano fiscal, a maioria deve estabelecer um calendário e objetivos firmes, para, após a reforma do IRC, iniciar, ainda nesta legislatura, o desagravamento fiscal em sede de IRS", defendeu Paulo Portas.

A ideia consta da moção de Paulo Portas ao XXV Congressso do CDS-PP - que se realiza a 06 e 07 de julho na Póvoa do Varzim - e que o também ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros apresentou na sede do partido, no Largo do Caldas, em Lisboa.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.