Covid-19: Exército israelita cria uma força operacional contra propagação

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Jerusalém, 05 ago 2020 (Lusa) -- O exército israelita anunciou hoje ter criado a Força Operacional Corona, que se concentrará em tentar cortar a cadeia de infeções de covid-19 e reduzir o impacto da pandemia, em coordenação com outras instituições.

Na semana passada, o novo coordenador nacional para a pandemia, Ronni Gamzu, indicou que alistaria as Forças de Defesa de Israel na luta contra o novo coronavírus.

A nova força militar, que iniciará o trabalho no próximo dia 13, será liderada por unidades do Comando do Interior e trabalhará ao lado dos Ministérios da Defesa e da Saúde, bem como de várias forças de segurança e autoridades locais, indicou um comunicado do exército.

"A nova Força Operacional Corona operará a nível nacional para cortar a cadeia de infeções e fará a ligação entre os diferentes organismos e esforços. Funcionará de acordo com o desenvolvimento das necessidades, de modo efetivo e dinâmico para reduzir a propagação do coronavírus e garantir a segurança dos cidadãos israelitas", adianta o texto.

Descentralizada, a força contará com centros de amostragem, de quarentena e de controlo, hotéis para recuperação de doentes, um complexo de avaliação e centros de informação, testes e investigação epidemiológica. Espera-se que esteja completamente operacional dentro de um mês.

"Um dos seus objetivos é diminuir consideravelmente o tempo de espera para os testes, os procedimentos de laboratório e as investigações epidemiológicas", indicou ainda o exército.

Israel já ultrapassou os 500 mortos associados à covid-19 e os 70.000 infetados e o país passa por uma segunda vaga da epidemia, tendo sido reimposto o confinamento durante os fins de semana.

A pandemia de covid-19, transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro em Wuhan (China), já provocou mais de 694 mil mortos e infetou mais de 18,3 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo um balanço da agência France Presse.

 

PAL // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.