Covid-19: Madeira regista mais um infetado e eleva para 117 os casos registados

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 04 ago 2020 (Lusa) - A Madeira registou hoje mais um caso de covid-19, elevando para 19 as infeções ativas, num total de 117 casos, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), salientando haver dois casos à espera de resultados laboratoriais.

"Hoje há um novo caso positivo a reportar, tratando-se de um viajante que se encontrava em estudo pelas autoridades de saúde", revela o boletim epidemiológico do ISAÚDE.

Na segunda-feira, aquele organismo tinha indicado que existiam dois casos suspeitos que aguardam resultados laboratoriais.

O segundo caso "não se confirmou", indicou o IASAÚDE, acrescentando que hoje "foram identificadas no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira mais duas situações que se encontram em análise pelas autoridades de saúde".

"No total, a região contabiliza até à data 117 casos confirmados de covid-19, dos quais 98 são casos recuperados e 19 são casos ativos", revelou o ISAÚDE.

Os 19 casos ativos consistem em 16 casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas na Unidade de Rastreio de covid-19 do Aeroporto da Madeira e três casos de transmissão local.

O ISAÚDE refere serem 14 as pessoas que cumprem isolamento numa unidade hoteleira, quatro no respetivo domicílio e um permanece hospitalizada na Unidade de Internamento Polivalente dedicada à covid-19.

Até hoje, estão contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 1.576 notificações de casos suspeitos de covd-19, dos quais 1.459 não se confirmaram.

À data, prossegue o boletim, 16.704 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, agora com recurso à aplicação MadeiraSafeToDiscover, 7.314 das quais estão em vigilância ativa.

No que respeita ao total de testes à covid-19 realizados na região, foram processadas 48.447 amostras até ao fim do dia de segunda-feira.

No contexto da operação de rastreio de viajantes à entrada nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 20.315 colheitas para teste à covid-19 realizadas no local até às 17:30 de hoje.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 694 mil mortos e infetou mais de 18,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.739 pessoas das 51.681 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

EC // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".