Entrada da PT no controlo da Sport TV vai reduzir transparência - Cabovisão

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 jun (Lusa) - O diretor-geral da Cabovisão, João Zúquete da Silva, defendeu hoje que a entrada da PT no controlo conjunto da Sport TV com a Zon vai reduzir a equidade e transparência no acesso aos conteúdos desportivos.

"É preciso acesso em condições de equidade e de transparência de mercado e essa entrada da PT [Portugal Telecom] na Sport TV só vai contribuir para menos", afirmou à Lusa o gestor, à margem da conferência de imprensa da operadora, que decorreu hoje em Lisboa.

Na terça-feira, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Mário Figueiredo, teve uma audiência com a comissão parlamentar para a Ética, a Cidadania e Comunicação, onde manifestou as suas preocupações com a operação de controlo conjunto da Sport TV pela PT e Zon, adiantando que os juristas estão a analisar a apresentação de uma eventual queixa em Bruxelas sobre o assunto.

A Cabovisão foi uma das operadoras que se manifestou contra a concentração, em sede da Autoridade da Concorrência, aguardando agora a posição do regulador sobre a operação.

João Zúquete da Silva lembrou que durante "muitos anos" a Cabovisão tinha de pagar "mínimos garantidos" à Sport TV, ou seja, pagar por clientes que não tinha.

Esta cláusula foi entretanto revogada, mantendo a Cabovisão uma "relação cordial" com a Sport TV.

Em relação à entrada da PT enquanto acionista da Sport TV, ficando com 25% da empresa e com igual posição da Zon, o diretor-geral da operadora por cabo afirmou: "sentimos que a forma como o negócio está estruturado perpetua o posicionamento relativo de cada 'player'".

Ou seja, as condições mantêm-se as mesmas e os operadores mais pequenos "não conseguem" competir com os grandes.

"Os conteúdos são absolutamente essenciais", apontou, defendendo que "há coisas que não podem acontecer".

Se a entrada da PT na Sport TV avançar, João Zúquete da Silva é perentório, mostrando-se disposto a lutar "com as formas que estão aodispor" da operadora.

No processo de concentração, a PT e a Zon passam a deter 25% cada da Sport TV, ficando os restantes 50% nas mãos da Sportinveste, de Joaquim Oliveira.

Anteriormente, a Sport TV era detida em 50% pela Zon e a outra metade pela Sportinveste.

ALU/JMG // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.