ESPECIAL CANDIDATURAS
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS
Projeto Parceria
Porto Canal
Info

Proteção Civil espera dominar durante a noite fogos de Chaves e Mondim de Basto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Mondim de Basto, Vila Real, 01 ago 2020 (Lusa) - O comandante distrital de operações de socorro (CODIS) de Vila Real, Álvaro Ribeiro, espera que os incêndios que lavram nos concelhos de Chaves e Mondim de Basto sejam dados como dominados durante a noite.

À agência Lusa, às 00:30, Álvaro Ribeiro informava que tanto em Vila Verde da Raia, concelho de Chaves, como na Senhora da Graça, em Vilar Ferreiros, concelho de Mondim de Basto, a temperatura e o vento diminuíram, o que favorece o combate às chamas.

"Esperemos que dentro de pouco tempo, durante a noite, o incêndio seja dado como dominado", adiantou o responsável pela Proteção Civil, sobre o fogo que deflagrou na quinta-feira em Vila Verde da Raia e sofreu na tarde de sexta-feira uma reativação.

Segundo Álvaro Ribeiro, estão a ser feitos trabalhos de consolidação em algumas zonas e, em outras, os operacionais estão envolvidos no combate, "utilizando máquinas para que o incêndio fique efetivamente ancorado".

No monte Farinha, mais conhecido como Senhora da Graça, onde se situa o santuário com o mesmo nome, as perspetivas são também favoráveis para a evolução do incêndio que deflagrou às 16:11 de sexta-feira.

"A temperatura está a baixar, o vento amainou e está-nos a dar oportunidade de combate. O incêndio está a ceder", informou o comandante distrital de operações de socorro de Vila Real, Álvaro Ribeiro.

As principais dificuldades, segundo o responsável da Proteção Civil, tem sido desde o início o vento, o declive muito acentuado do terreno, a floresta muito densa, "com poucas infraestruturas de defesa ou nenhumas, sem aceiros, sem pontos de ancoragem, a não ser a estrada que serve o Santuário da Senhora da Graça, e toda essa continuidade da floresta traz dificuldades às ações de combate".

Às 00:45 encontravam-se no terreno em Vila Verde da Raia 172 operacionais, auxiliados por 55 viaturas, e na Senhora da Graça 221 operacionais e 66 veículos, segundo a informação na página oficial na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

AYR // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

GNR registou 800 incêndios até domingo nos quatro concelhos mais afetados do distrito Porto

O comando territorial do Porto da GNR informou hoje ter registado, desde 01 de janeiro, cerca de 800 ocorrências de incêndio nos concelhos de Paredes, Felgueiras, Valongo e Santo Tirso, os mais afetados no distrito do Porto.

Homem de 40 anos detido em flagrante por violência doméstica em Melgaço

 

Um homem de 40 anos foi detido pela GNR, esta terça-feira, em flagrante por violência doméstica, no concelho de Melgaço, apurou o Porto Canal junto das autoridades.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.