Lucros do Lloyds Bank caem 99% no primeiro semestre para 21 ME

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 30 jul 2020 (Lusa) -- O Lloyds Bank registou lucros de 19 milhões de libras (quase 21 milhões de euros) no primeiro semestre de 2020, uma quebra de 99% face ao período homólogo de 2019, anunciou hoje o banco britânico ao mercado.

Segundo a informação hoje dada pela instituição financeira à bolsa de Londres, os lucros recuaram significativamente face aos registados no primeiro semestre de 2019, quando o banco liderado pelo português António Horta Osório obteve 2.225 milhões de libras (2.456 milhões de euros).

Em termos brutos, o Lloyds Bank registou um prejuízo de 602 milhões de libras (664 milhões de euros), que compara com lucros antes de impostos de 2.897 mil milhões de libras (3.199 mil milhões de euros) no ano anterior.

Por seu lado, o rendimento líquido foi de 7.413 milhões de libras (8.190 milhões de euros) nos primeiros seis meses deste ano, menos 16% do que no mesmo período de 2019.

O presidente executivo do banco britânico, António Horta Osório, admitiu que a pandemia de covid-19 teve um "profundo impacto na economia a nível global", apontando as "perspetivas incertas".

Ainda assim, "continuamos totalmente concentrados em ajudar os nossos clientes e a economia do Reino Unido a recuperar, em colaboração com o Governo e os nossos reguladores", assegurou o banqueiro português.

António Horta Osório vai deixar o Lloyds Bank a partir de junho do próximo ano, terminando assim um ciclo de 10 anos à frente da instituição.

ANE // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.