Portugal melhora em 12,6% saldo comercial com Espanha entre janeiro e abril

| Economia
Porto Canal / Agências

Madrid, 19 jun (Lusa) -- Portugal melhorou o seu saldo comercial com Espanha 12,6% durante os primeiros quatro meses do ano, vendendo mais 6,7% do que no período homólogo de 2012 e importando menos 1,7% do que nesse quadrimestre, segundo dados do Governo espanhol.

O relatório mensal do comércio exterior referente a abril, divulgado hoje pelo Ministério da Economia e Competitividade espanhol, indica que Portugal vendeu a Espanha bens e serviços no valor de 3.033,2 milhões de euros entre janeiro e abril.

Esse valor corresponde a 3,7% do total de importações espanholas e um crescimento de 6,7% face a igual período no ano passado.

No que toca às importações, Portugal comprou no mesmo período bens e serviços a Espanha no valor de 4.903,6 milhões de euros (6,4% do total) o que equivale a menos 1,7% que no mesmo quadrimestre de 2012.

Estas operações levaram a que o saldo no final de abril seja favorável a Espanha, no valor de 1.870,3 milhões de euros, o que representa uma melhoria para Portugal de 12,8%.

Em termos mensais, Portugal vendeu a Espanha 821,9 milhões de euros em bens e serviços em abril, mais 22,4% que no mesmo mês de 2012, tendo importado 1.266,2 milhões de euros, o que equivale a um crescimento de 11% face ao mesmo período do ano passado.

O saldo mensal foi favorável a Espanha no valor de 444,3 milhões de euros, ou menos 5,3% do que em 2012.

A nível geral, e segundo o mesmo relatório, o défice comercial espanhol caiu 59,4% nos primeiros quatro meses do ano, face a igual período em 2012, para 5.690,2 milhões de euros.

Entre janeiro e abril as exportações aumentaram 7,5% para 76.983 milhões de euros tendo as importações caído 3,5% para 82.673,2 milhões de euros.

A taxa de cobertura (percentagem das importações que pode ser paga pelas exportações) foi de 93,1%, acima dos 83,6% registados nos quatro primeiros meses do ano passado.

ASP // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.