Covid-19: Alemanha regista 633 novos casos e autoridades manifestam "grande preocupação"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, 28 jul 2020 (Lusa) -- Os novos casos na Alemanha voltaram a subir, com 633 registados nas últimas 24 horas, um motivo de "grande preocupação", sublinhou hoje Lothar Wieler, presidente do Instituto Robert Koch (RKI).

Registaram-se mais quatro vítimas mortais, em relação ao dia anterior, para um total de 9.122.

Desde o início da pandemia, o RKI contabilizou 206.242 mil casos de covid-19 na Alemanha, 190.800 já foram considerados curados.

"A evolução da pandemia preocupamo-nos muito", realçou Wieler em conferência de imprensa, assumindo que há que "respeitar as regras".

Apesar da maioria dos contágios se produzir na Alemanha, a entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças definiu algumas regras para turistas, depois de o ministro da Saúde, Jens Spahn, ter definido na segunda-feira a obrigatoriedade da realização de testes a todos os que cheguem de países de risco.

"O aumento dos números deve-se ao nosso descuido. Isso aplica-se, não só às pessoas, mas também às empresas", referiu o presidente do RKI, apontando o progressivo relaxamento do uso de máscaras de proteção ou da distância de segurança.

"Não sabemos se este é o início de uma segunda vaga, mas pode ser. No entanto, continuo convicto de que podemos fazer frente a esta situação se respeitarmos as regras em vigor e que não devem ser questionadas", realçou Lothar Wieler.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 650 mil mortos e infetou mais de 16,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.719 pessoas das 50.299 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

  

JYD // ANP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.