Movimento cívico quer comissão independente a supervisionar Águas de Gondomar

Movimento cívico quer comissão independente a supervisionar Águas de Gondomar
| Norte
Porto Canal com Lusa

O movimento cívico criado em Gondomar para acabar com a privatização da água, reúne-se na quinta-feira com a Câmara Municipal, a quem vai propor constituir uma comissão independente de supervisão da gestão da empresa concessionada.

A insatisfação pelo preço da água no município pela Águas de Gondomar, a quem em 2001 foi concessionada por um prazo de 30 anos a gestão daquele bem público, ditaram a constituição do Movimento Cívico em Defesa dos Interesses dos Consumidores das Águas de Gondomar que "nas últimas semanas reuniu-se com vários partidos" e a quem expôs as suas soluções, disse à Lusa, o porta-voz Miguel Azevedo.

"Já falámos com a CDU, CDS, BE e com o PS e de todos nos pareceu haver disponibilidade para se encontrar uma solução pelo menos até terminar a concessão", disse o representante do movimento.

E prosseguiu: "todos com quem falámos concordaram que o tarifário é alto e que, por isso, as nossas propostas fazem todo o sentido, ressalvando sempre a dificuldade que é reverter a concessão das águas" pela autarquia liderada pelo socialista Marco Martins.

No panorama político de Gondomar, ressalvou Miguel Azevedo, "falta reunir com o PSD e com o independente Valentim Loureiro", sendo que dos social-democratas, sublinhou, receberam a vontade de "reunir ainda esta semana" com o movimento.

Dessas reuniões, Miguel Azevedo destacou a com o PS, "liderada pelo deputado na Assembleia da República e antigo vereador da autarquia, Carlos Brás, em representação do presidente da câmara".

"O próprio PS pensou em algumas soluções, que poderão passar por o município comparticipar uma parte dos custos até ao final da concessão [2031], pois da parte das Águas de Gondomar não há vontade para fazer cedências", disse.

Ao elevado preço da água, junta-se também o problema do saneamento, enfatizou o porta-voz, entendendo como razão para haver um "consenso em torno da criação de uma comissão independente, para fazer a supervisão da atividade da empresa".

"Vamos também pedir uma reunião à Águas de Gondomar, temos é dúvidas de que eles queiram encontrar connosco uma solução para o problema", disse o responsável, situação que leva o movimento a avançar na quinta-feira com o pedido da "comissão independente de supervisão da gestão da empresa concessionada".

Num quadro comparativo sobre a taxa de disponibilidade a que a Lusa teve acesso verifica-se que em Gondomar é de 6,1733 euros, bem acima dos valores praticados no Porto (3,4684), Vila Nova de Gaia (4,000), Maia (não tem) e Matosinhos (5,8393).

Quanto ao custo por escalão, em Gondomar, entre os 0 a 5 metros cúbicos, que corresponde ao primeiro escalão, é cobrado 0,7123 euros, enquanto no segundo escalão, entre os 5 a 15m3, sobe para 1,6146 euros e para os 3,0865 euros no terceiro escalão, entre 15 a 25m3. Fazendo a comparação, os restantes cinco concelhos, estes cobram entre menos 0,1923 e menos 1,2436 euros.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.