Preços na produção industrial com aumento homólogo de 0,8% em maio - INE

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 29 jun (Lusa) -- O índice de preços na produção industrial aumentou 0,8% em maio face ao mesmo mês de 2012, sobretudo impulsionado pelos agrupamentos de energia e de bens de consumo, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No mês anterior, a variação homóloga do índice havia sido de 0,5%.

Segundo o INE, os índices relativos aos agrupamentos de energia e de bens de consumo apresentaram os "contributos mais influentes" para a variação do índice total, de 0,5 pontos percentuais (p.p.) e 0,2 p.p., respetivamente, em resultado de taxas de variação homóloga de 1,4% e de 0,7%.

Já o índice da secção das indústrias transformadoras registou uma variação homóloga negativa de 0,5%, da qual resultou um contributo negativo de 0,4 p.p. para a variação do índice total.

Excluindo desta secção a divisão de fabricação de coque, produtos petrolíferos refinados e de aglomerados de combustíveis, a variação homóloga fixou-se em 0,5%.

Em termos mensais, o índice de preços na produção industrial passou de menos 0,3% em abril para menos 0,2% em maio (variação de -0,5% em maio de 2012).

A variação mensal do índice do agrupamento de energia foi de menos 0,3% em maio (o que compara com menos 1,0% em abril e menos 1,7% em maio de 2012), enquanto a variação mensal do agrupamento de bens de consumo diminuiu 0,4 p.p., para -0,2%.

De acordo com o INE, o contributo de menos 0,2 p.p. dado pelo índice da secção das indústrias transformadoras, em resultado de uma taxa de variação mensal de menos 0,3%, determinou a variação do índice total, já que as restantes secções apresentaram taxas de variação mensal nulas.

PD // PDF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.