Covid-19: Boticas insiste na sensibilização de quem regressa à terra natal

| Norte
Porto Canal com Lusa

Boticas, Vila Real, 27 jul 2020 (Lusa) -- A Câmara de Boticas reativou a viatura que percorre as aldeias e transmite mensagens de sensibilização contra a covid-19, através de altifalantes, dirigidas aos conterrâneos e visitantes que estão a chegar ao concelho para as férias.

Depois de um interregno, o município do distrito de Vila Real colocou novamente na rua um "carro de som", numa colaboração com os Bombeiros Voluntários de Boticas, com o objetivo de prevenir possíveis focos de contágio neste concelho onde, até ao momento, não foi registado qualquer caso positivo de covid-19.

"Prevenir continua a ser a melhor forma de combater o vírus e, por este motivo, decidimos insistir na sensibilização das populações para o cumprimento das indicações das Autoridades de Saúde", afirmou hoje o presidente da autarquia Fernando Queiroga.

A viatura está a percorrer todas as localidades do concelho e a mensagem sonora apela "ao sentido de responsabilidade dos munícipes", sobretudo daqueles que nesta altura do ano regressam às aldeias para passar férias.

Boticas é um concelho onde a população praticamente triplica durante o verão com o regresso dos emigrantes que estão espalhados, principalmente, pela Franca, Inglaterra, Luxemburgo e Suíça.

Neste ano atípico, Fernando Queiroga perspetiva uma quebra que "deve rondar os 50%" na vinda de emigrantes devido às "perdas de rendimentos" em resultado da pandemia, em outros casos porque foram obrigados a tirar férias no período de confinamento e, por último, porque não há o incentivo das "festividades".

"As festas e a devoção religiosa eram um atrativo para a vinda de algumas pessoas. Já não virão tantos, virão alguns mas nada que se pareça com os anos anteriores", apontou à agência Lusa.

Devido à covid-19 todas as festas e romarias foram suspensas no território do Alto Tâmega.

A iniciativa de sensibilização irá prolongar-se, segundo Fernando Queiroga, até pelo menos o dia 20 de agosto.

O município insiste no alerta para o uso obrigatório de máscara, o distanciamento social, a higienização frequente das mãos e etiqueta respiratória, pede para que se respeite a distância mínima de segurança nas filas de espera e para que se evitem ao máximo os ajuntamentos de pessoas.

Fernando Queiroga disse estar preocupado porque o concelho tem maioritariamente população idosa e lembrou os efeitos mais nefastos da covid-19 se fazem sentir entre os mais velhos.

O autarca enalteceu o comportamento da população do concelho, que se "tem privado de muita coisa", nomeadamente "dos ajuntamentos familiares", e frisou que os "cuidados são para manter" até porque nesta altura "há mais casos na região" do que havia em março.

O presidente apontou ainda uma reunião recente com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte em que aproveitou para alertar para um "maior controlo" dos passageiros que chegam ao aeroporto e acrescentou ter sido informado da realização de ações de sensibilização, que irão decorrer nas fronteiras em conjunto com a GNR e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Fernando Queiroga, que é também presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Vila Real, lembrou que o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil, que foi ativado em março, foi renovado até ao final de agosto por causa da covid-19 e dos incêndios florestais.

"Para termos uma coordenação melhor e uma monitorização muito mais célere em alguma situação que surja", frisou.

Portugal contabiliza pelo menos 1.719 mortos associados à covid-19 em 50.299 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.