Bragança e Vila Real entre sete distritos do continente e Madeira sob aviso amarelo por causa do tempo quente

Bragança e Vila Real entre sete distritos do continente e Madeira sob aviso amarelo por causa do tempo quente
| Norte
Porto Canal com Lusa

Sete distritos de Portugal continental e a ilha da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre, estão sob aviso amarelo até às 18:00 de segunda-feira, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Também a ilha da Madeira (Costa Norte, Costa Sul e regiões montanhosas) está hoje sob aviso amarelo, até às 21:00, devido ao tempo quente e à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

No continente, o céu vai apresentar-se hoje geralmente limpo, com mais nebulosidade no litoral Centro no início e no fim do dia. O vento pode soprar por vezes forte de norte no litoral oeste e nas terras altas.

Para os Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas e para a Madeira períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira e nas terras altas.

Quanto a temperaturas, Lisboa vai chegar aos 29 graus Celsius, Ponta Delgada aos 24 e Funchal aos 27.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).