Câmara de Gaia garante água boa para banhos nos areinhos do concelho

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 24 jul 2020 (Lusa) - A Câmara de Vila Nova de Gaia apresentou resultados de análises à água do rio Douro nos areinhos de Oliveira do Douro, Avintes, Arnelas, Crestuma e Lever contrários aos anunciados hoje pelas freguesias de Avintes e Oliveira do Douro.

Em comunicado, a autarquia do distrito do Porto disse que "foi vinculada informação desatualizada nas páginas de Facebook das juntas de freguesia de Oliveira do Douro e de Avintes, entretanto divulgada na comunicação social, referentes aos valores de análises efetuadas nos areinhos fluviais de Vila Nova de Gaia, concretamente no areinho fluvial de Oliveira do Douro e Avintes".

As duas juntas de freguesias desaconselharam hoje a população a ir a banhos nos respetivos areinhos devido à concentração de E. Coli e enterococos.

Precisando não estarem estes dois locais "classificados como praias", a câmara mantém "um rigoroso programa de monitorização, sendo ainda vigiados por Nadadores Salvadores e possuindo uma zona de balizamento para garantir a segurança dos utilizadores".

"Não obstante dos valores reportados nas páginas das juntas de freguesia, referentes a análises realizadas em 15 de julho de 2020, a Águas de Gaia E.M. S.A. realizou, através de laboratório independente, análises no passado dia 21 de julho de 2020 à água do Rio Douro", informou o município.

Versando os "areinhos de Oliveira do Douro, Avintes, Arnelas, Crestuma, e também em Lever", as análises indicaram "valores abaixo do limite legal, em ambos os parâmetros analisados (parâmetros que a legislação em vigor determina para avaliação da qualidade da água balnear), ou seja, Escherichia Coli e Enterococos".

Refere o comunicado da câmara que no caso de Oliveira do Douro, "o resultado da análise microbiológica a Escherichia Coli (Norma/Método ISO 9308-3:1998/cor 1:2000) é de 200 NMP/100 ml quando o valor limite é de 1500 NMP/100 ml e Enterococos (Norma/Método ISO 7899-1:1998/cor 1:2000) é de 61 NMP/100 ml e o valor limite é de 500 NMP/100 ml".

No caso de Avintes, continua a nota de imprensa, "o resultado da análise microbiológica a Escherichia Coli (Norma/Método ISO 9308-3:1998/cor 1:2000) é de 780 NMP/100 ml quando o valor limite é de 1500 NMP/100 ml e Enterococos é de 15 NMP/100 ml e o valor limite é de 500 NMP/100 ml".

O executivo considera em ambos os casos, assim como nas outras três áreas fluviais analisadas, estar a "água própria para banhos, quanto às determinações efetuadas", e informa "ter enviado para a Administração Regional de Saúde do Norte os resultados destas contra-análises".

"Informamos ainda que estes espaços são de lazer e que, embora não sejam classificados como praias, têm a mesma atenção e cuidado, quer ao nível do controlo e monitorização analítica, quer pelo cuidado nas infraestruturas e principalmente no apoio e vigilância a banhistas, verificando-se por parte dos utilizadores o respeito pelas recomendações da Direção-Geral da Saúde", observa a autarquia.

JFO // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).