Conselho das Comunidades vê "avanço extraordinário" na Lei da Nacionalidade mas lamenta não ter sido ouvido

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 jul 2020 (Lusa) - O Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) considera que houve "um avanço extraordinário" na Lei da Nacionalidade aprovada quinta-feira, mas lamenta não ter sido ouvido na discussão e quer saber quais os critérios de avaliação do conhecimento da língua portuguesa.

"Reconheço que houve um avanço extraordinário com esta nova Lei da Nacionalidade, pela simplificação que trouxe na aquisição da nacionalidade pelos netos, e também para os cônjuges de portugueses", afirmou, em declarações à Lusa por telefone, o presidente do Conselho Permanente (CP) do CCP, Flávio Martins.

Medidas que "têm maior impacto sobre os que vivem fora da Europa", salientou, porque os portugueses que vivem no espaço europeu, com livre circulação de pessoas, não terão tanta necessidade de obter a nacionalidade.

Mas, o representante dos Conselheiros das Comunidades defendeu que o facto de se manter a exigência do conhecimento da língua portuguesa para a obtenção da nacionalidade é um aspeto que, embora se entenda do ponto de vista político, "pode dificultar o processo para alguns dos descendentes de portugueses que queiram a nacionalidade".

"Há portugueses que vivem em zonas onde há uma grande influência do idioma local e não sabem expressar-se na língua portuguesa, mas que sabem certamente expressar e manifestar a sua ligação a Portugal" e à cultura portuguesa, destacou.

Por isso, o responsável do Conselho das Comunidades diz que gostava de "saber qual o método e critérios de avaliação do conhecimento da língua portuguesa" para os que queiram obter nacionalidade portuguesa, que, apontou: "Não está esclarecido".

Por último, lamentou que o Conselho das Comunidades não tenha "mais uma vez" sido ouvido em todo o processo de discussão da Lei, lembrando que há uma proposta dos conselheiros para a revisão da Lei do CCP, que inclui a obrigatoriedade deste órgão "ser consultado sempre que estejam em discussão matérias a que a comunidade portuguesa esteja afeta ou que a afetem".

"Seria bom que esta proposta também avançasse", concluiu, porque os conselheiros "conhecem a realidade das comunidades portuguesas", reforçou.

O CCP, criado em 2007, é o órgão de consulta do Governo sobre matérias relacionada com a diáspora.

Os partidos de esquerda e o PAN aprovaram na quarta-feira, no parlamento, em votação final global, uma alteração à Lei da Nacionalidade, que permite que os filhos de imigrantes a viver em Portugal há um ano sejam portugueses.

A Lei da Nacionalidade é de 1981 e a última alteração foi feita em 2018.

ATR (NS) // JH

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".