Câmara de Mondim de Basto distribui talhões da horta comunitária na quarta-feira

| Norte
Porto Canal / Agências

Mondim de Basto, 14 abr (Lusa) -- A Câmara de Mondim de Basto anunciou hoje que entrega na quarta-feira os primeiros talhões da horta comunitária, iniciativa que visa ajudar as famílias que não possuem terrenos a encontrar um complemento ao orçamento familiar.

O projeto "Horta Comunitária e Pedagógica de Mondim de Basto" foi aprovado e premiado pelo Programa EDP Solidária 2013.

Nestes espaços, os munícipes que não possuam terreno próprio poderão cultivar e produzir produtos naturais e, assim, encontrar um complemento ao orçamento familiar.

A prioridade na atribuição dos talhões será dada a desempregados, idosos e famílias numerosas do concelho.

No entanto, o presidente da autarquia, Humberto Cerqueira, já disse que "não se pretende que o projeto seja apenas para pessoas carenciadas" e explicou que "a ideia é que outras pessoas possam usar a horta para, por exemplo, passar o tempo".

Depois, se se verificar que são precisos mais talhões, referiu o autarca, há mais terreno que pode ser aproveitado.

O município explicou que se trata de um projeto com uma componente solidária e pedagógica, que tem como objetivo desenvolver práticas de autossustentabilidade alimentar e fortalecer a ligação da comunidade à agricultura.

No que se refere à componente pedagógica, a câmara pretende disponibilizar uma parcela de terreno ao Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, para que alunos e professores possam desenvolver atividades relacionadas com a agricultura, o ambiente e a compostagem.

Este projeto apresenta um custo total de 6.865 euros e conta com um apoio de 75% por parte do Programa EDP Solidária 2013.

A horta foi instalada numa quinta do município que se localiza na vila.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.