Projecto que vigia saúde a habitantes no Sabugal pode ser alargado a Espanha

| País
Porto Canal / Agências

Sabugal, 14 abr (Lusa) - O estudo na área da saúde que está a ser realizado pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento da Beira (CIDB) na freguesia de Casteleiro, Sabugal, pode ser alargado a Espanha, admitiu hoje fonte ligada ao projeto.

"O estudo pode não ficar por aqui. Temos algumas diligências feitas em Espanha, na Junta de Castilla e Léon, [com] uma fundação, que está também interessada neste projeto e em apoiar iniciativas transfronteiriças", disse hoje à agência Lusa Vasco Lino, presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.

O projeto de aplicação do SVD - Sistema de Vigilância Demográfica ("coorte" de base populacional) junto dos cerca de 400 habitantes de Casteleiro é promovido pelo CIDB, liderado por João Luís Baptista, professor na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã.

A aplicação do SVD inclui o levantamento demográfico, da pré-diabetes, da doença pulmonar obstrutiva crónica e de indicadores do ambiente, além do perfil de saúde da freguesia de Casteleiro, no Sabugal, segundo os investigadores responsáveis.

Os dados do estudo criarão uma plataforma informatizada que poderá ser utilizada tanto em estudos descritivos (prevalência, incidência, fatores de risco, modos de vida, etc.), analíticos ou de avaliação de intervenções na comunidade, por exemplo, ao nível da promoção da saúde, é também indicado.

"A nossa ideia é precisamente ampliar o estudo, ampliar a área de intervenção a Espanha, a territórios com as mesmas características que as nossas, onde não faz sentido fazer um risco no mapa e dizer que de lá é Espanha e que de cá é Portugal", considerou o presidente da ULS/Guarda.

Segundo Vasco Lino, "se as populações de lá [Espanha] têm características semelhantes às nossas", faz todo o sentido que o estudo seja ampliado "também ao lado de lá da fronteira, para terras espanholas".

A ULS e as entidades envolvidas no projeto discutem ainda a possibilidade de o alargarem a outras áreas, "nomeadamente do foro psiquiátrico e aproveitarem também os dados, para ver em que medida" a crise que o país tem vindo a atravessar "afetou a saúde dos portugueses".

"Isto, no fundo, acaba por ter um pouco o efeito bola de neve. À medida que pomos as coisas em marcha outras perspetivas aparecem e mais abrangência vamos tendo no estudo", referiu o responsável.

O projeto está atualmente a ser desenvolvido na área da freguesia de Casteleiro, em meio rural, mas os investigadores também pretendem aplicá-lo numa zona urbana, estando já decidido que será realizado na cidade da Guarda.

A UBI, a ULS/Guarda, o Centro Hospitalar da Cova da Beira, a Direção Geral de Saúde, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e o Centro de Investigação em Saúde Comunitária são algumas das entidades envolvidas na iniciativa.

ASR // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta quinta-feira, a Euribor a três meses, que avançou para 3,897%, permanece acima da taxa a seis meses (3,843%) e da taxa a 12 meses (3,731%).

Professores querem recuperação do tempo de serviço em três anos

A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) defendeu esta quinta-feira a recuperação do tempo de serviço em três anos durante uma reunião com a tutela, que vê com “vontade clara e determinada em resolver os problemas”.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".